A Nasa compilou uma animação que dá a “visão de capitão” da sonda espacial Juno, que está na órbita de Júpiter e transitando entre as luas do planeta gigante. A ideia é mostrar ao espectador como seria a sua visão de uma viagem interplanetária se ele estivesse na cadeira de comandante da sonda (ainda que…bem, sondas não tenham comandantes… ou cadeiras).

O vídeo tem pouco mais de três minutos e mostra a abordagem da sonda Juno à lua Ganimedes, a maior de Júpiter, a uma distância pouco maior que mil quilômetros (km) e uma velocidade de 67 mil quilômetros por hora (km/h). A animação evidencia bastante os pontos escuros da lua — que, especula-se, resultam da sublimação do gelo no vácuo do espaço —, além da cratera “Tros”, uma das mais brilhantes do satélite.

Leia também

Em seguida, a Nasa leva a “visão do capitão” da Juno para o próprio Júpiter, que está a uma distância de aproximadamente 1,18 milhão de km de Ganimedes. Aqui, é possível notar uma aceleração da sonda — cortesia da extrema gravidade do maior planeta do nosso sistema solar —, viajando a 210 mil km/h.

publicidade

Aqui, dá para ver inúmeros detalhes já conhecidos do planeta gigante: os ciclones que ocorrem nas regiões dos pólos de Júpiter, bem como o chamado “colar de pérolas” — cinco mega tempestades que ocorrem no hemisfério Sul em sentido anti-horário.

Todas as imagens vistas foram capturadas pela sonda Juno, e a animação foi gerada em computador pelo cientista independente Gerald Eichstädt. As imagens feitas pela JunoCam contaram com quadros sintéticos feitos pelo próprio cientista de modo a tornar a movimentação mais fluida.

A sonda Juno está navegando na órbita de Júpiter desde julho de 2016, acompanhando o movimento do planeta. Juno agora deve estar se aproximando de Europa, a mais fria de todas as luas de Júpiter.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!