A nave New Shepard, da Blue Origin, levou Jeff Bezos à órbita da Terra nesta terça-feira (20). O lançamento aconteceu às 10h05 (horário de Brasília) e o voo durou 10 minutos, atingindo uma altitude máxima de 107,04 km.

O Olhar Digital transmitiu ao vivo o momento histórico. Confira como foi:

publicidade

A New Shepard, nome aplicado tanto ao foguete quanto à cápsula da tripulação, é uma homenagem a Alan Shepard, o primeiro astronauta norte-americano a viajar ao espaço.

Junto do CEO da Blue Origin e de seu irmão, Mark, estavam Wally Funk, membro do grupo “Mercury 13”, um time de mulheres que, apesar de passar com honras pelo treinamento de astronautas na década de 60, nunca foi ao espaço.

O quarto tripulante foi Oliver Daemen, filho de Joes Daemen, CEO da Somerset Capital Partners — curiosamente, a dupla representa a pessoa mais velha (Funk, aos 82 anos) e a mais jovem (Daemone, com 18) a viajarem ao espaço.

A New Shepard é um veículo suborbital criado pela Blue Origin, empresa cujo CEO é o próprio Jeff Bezos. Seu principal diferencial é a sua capacidade de reutilização, reduzindo custos inerentes à construção de novos foguetes sempre que um for usado e descartado.

Ao todo o foguete já realizou 15 vôos de teste — com vários deles levando cargas específicas —, mas o lançamento desta terça-feira foi o primeiro com tripulação humana.

Leia também

“Nós avaliamos todos os sistemas do veículo, incluindo hardware, software, processos e prontidão da equipe de lançamento”, disse Steve Lanius, diretor de voo da Blue Origin, antes do lançamento. “Nós não temos nenhuma pendência a ser trabalhada, e a New Shepard está pronta para voar”.

A Blue Origin planeja ao menos mais dois voos turísticos tripulados neste ano. O preço de um assento na New Shepard, que comporta até seis pessoas, ainda não foi divulgado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!