A gigante britânica do setor de supermercados Ocado sofreu com atrasos e cancelamentos de pedidos no último fim de semana por conta de um incêndio em um de seus depósitos em Londres.
O fogo foi causado por três robôs que trabalham no armazém. Mas, calma! Não foi uma greve iniciada pelas máquinas, somente um acidente causado por uma colisão dos equipamentos.
Em um comunicado divulgado na última segunda-feira (19), a empresa esclareceu que usa robôs para facilitar a logística necessária para a entrega de seus mais de 150 mil pedidos feitos todas as semanas. Segundo eles, por conta do incêndio, foi necessário paralisar parte da operação do armazém durante todo o fim de semana.
Desde que foram implementadas pela empresa, as máquinas demonstraram uma capacidade de atender mais pedidos e em uma velocidade maior do que os humanos que realizam a mesma função. Contudo, o incêndio demonstra o quanto uma pequena falha em uma tecnologia que ainda precisa ser aperfeiçoada pode causar sérios prejuízos.
Faltam detalhes
Mesmo que seja fácil lembrar de elementos de filmes e séries da cultura pop, como “Matrix” e “O Exterminador do Futuro”, nesse momento, o ocorrido no Reino Unido é um indicativo de que alguns pesquisadores estão corretos em suas teses de que hoje, a automação ainda pode representar alguns perigos por ser uma tecnologia “imperfeita”.
Leia mais:
- Bitcoin cai drasticamente e atinge menor valor desde junho
- Interesse de mulheres em vagas de TI cresce 22% em 2021
- Expo Retomada: São Paulo terá feira de negócios e mais 30 eventos-teste
Para tentar minimizar esses problemas, a Ocado possui uma espécie de sistema de controle de tráfego interno para coordenar os movimentos dos robôs.
Porém, esse sistema não foi suficiente para evitar que três robôs se chocassem e causassem o fechamento do armazém por um fim de semana, que é o período em que as lojas do setor de supermercado costumam vender mais.
Com informações da Futurism
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!