Uma atualização do Chrome OS que começou a ser distribuída nesta terça-feira (20) causou dores de cabeça para muitos proprietários de Chromebooks. Isso por causa de um bug na versão 91.0.4772.165 do sistema operacional, que impede que os usuários façam login em suas máquinas após a instalação.

Segundo usuários do fórum de discussão Reddit, o problema foi causado por um simples erro de digitação no código-fonte do Chrome OS. Um programador esqueceu um & (símbolo que representa a operação lógica “AND”) em um comando condicional, o que impede que o sistema operacional decodifique as informações de login do usuário.

publicidade

O Google agiu rapidamente e removeu a versão 91.0.4472.165 do Chrome OS de seus servidores, revertendo para uma versão anterior, a 91.0.4472.147. Felizmente, usuários que já foram afetados pelo bug tem uma forma de recuperar o acesso a suas máquinas.

Informações sobre o problema com o Chrome OS 91.0.4472.165 na página de suporte do Google. Imagem: Reprodução

Segundo a empresa, basta deixar o Chromebook, conectado à internet, na tela de login até que a máquina baixe uma correção para o problema. Depois, devem iniciar uma sessão como convidado e aplicar a correção. Com isso, voltarão a ter acesso normal ao sistema.

Outra forma de resolver o problema é executar um “Powerwash”, o equivalente a “formatar” completamente a máquina e reinstalar o sistema operacional. Infelizmente, isso pode levar à perda de dados que estejam armazenados localmente, mas não tenham sido sincronizados com a nuvem. A terceira opção é fazer um “downgrade”, instalando uma versão antiga do Chrome OS via USB.

Leia mais:

Julho vem sendo um mês difícil para os proprietários de Chromebooks. No início do mês a versão 91.0.4472.147 causou problemas para os proprietários de máquinas baseadas nas placas-mãe Hatch e Grunt, que ficaram extremamente lentas após a instalação da atualização. O Google pausou a distribuição da versão afetada alguns dias após o problema ser identificado, e a retomou após ele ser corrigido.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!