Uma atualização do Chrome OS, sistema operacional do Google usado nos Chromebooks, está causando dor de cabeça para alguns usuários. De acordo com o site AndroidPolice, algumas máquinas ficam extremamente lentas após a instalação da versão 91.0.4472.147.

O problema parece afetar Chromebooks baseados nas placas de codinome Grunt e Hatch, o que inclui modelos de fabricantes como a Lenovo, HP e Acer, para citar alguns.

publicidade

Uma consulta ao app de Diagnóstico mostra que algum processo ainda não identificado está ocupando 100% do tempo do processador, não deixando espaço para outras tarefas. A Hatch é uma placa baseada em processadores Intel “Comet Lake” de 9ª geração, enquanto a Grunt usa processadores da AMD.

Nome da placa usada em um Chromebook é a última palavra na linha “Platform” em chrome://version. No exemplo acima, a placa usada é a Nami. Imagem: Android Police

Uma forma de descobrir qual placa seu Chromebook usa, e se é seguro atualizar, é pesquisar pelo nome do modelo nesta página do Google, e olhar a coluna “Board Name(s)”. Outra forma é abrir o navegador Google Chrome e digitar chrome://version. O nome da placa é a última palavra na linha Platform.

publicidade

Uma discussão na ferramenta de acompanhamento de bugs do Chromium mostra vários usuários afetados pelo problema, com alguns reportando que nem mesmo desabilitar as extensões ou fazer um “powerwashing” (formatação completa da máquina e reinstalação do sistema) resolve.

Até o momento o Google não se pronunciou sobre o problema. É possível que a empresa pare a distribuição da atualização até encontrar a causa, ou distribua uma correção, em breve.

publicidade

Leia mais:

Chromebooks são bastante populares nos EUA, especialmente no mercado educacional, mas por aqui nunca tiveram sucesso como uma alternativa aos notebooks convencionais para o consumidor doméstico.

publicidade

Em dezembro o Google comprou a Neverware, empresa que desenvolve uma versão do Chrome OS que pode ser instalada em qualquer PC, como uma forma de “dar vida extra” a computadores mais antigos. A gigante das buscas não anunciou quais seus planos para esta variante do sistema, que por enquanto continua disponível para download.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!