O tema é polêmico! Enquanto alguns juram terem sido abduzidos por alienígenas, outros não acreditam nem de longe nesta experiência e julgam a ideia estapafúrdia. Para desvendar de vez — ou não — o mistério, um grupo de pesquisadores decidiu usar a ciência para compreender os relatos de que acredita ter recebido uma visita de extraterrestres.

Desenvolvido por Michael Raduga, Andrey Shashkov e Zhanna Zhunusova, o artigo, publicado no International Journal of Dream Research, apontou que as experiências de abdução podem se tratar de sonhos que acontecem durante o sono REM, que parecem tão reais, e são tão intensos, que as pessoas acreditam veemente ter vivido aquilo.

publicidade

De acordo com informações do Medical Xpress, o grupo de cientistas iniciou a pesquisa observando que a maioria das pessoas que relatam esses acontecimentos geralmente mencionam que se sentem paralisadas ou em um tipo de sonho. Foram observados então, 152 voluntários que se consideraram sonhadores lúcidos – pessoas que podem controlar seus sonhos. Eles foram desafiados a sonhar com alienígenas e, após acordarem, relataram a experiência.

Você já foi abduzido por alienígenas? Estudo explica experiência. Imagem: Vchal/iStock

O resultado apontou que 114 dos voluntários tiveram sucesso em sonhar com um encontro alienígena. Além disso, 61% dos participantes disseram que os ‘aliens’ pareciam com os extraterrestres vistos em filmes e produções sobre o tema, outros 19% já encontraram uma espécie parecida com os humanos. Alguns voluntários (12%) ainda conversaram com os OVNIs e 10% ainda puderam visitar a espaçonave dos extraterrestres.

O ponto mais importante do estudo, segundo os especialistas, foi que 24% dos voluntários também relataram medo e paralisia durante a experiência, além de descrever com realismo as cenas. O que para o grupo, comprova e se identifica com os relatos de tantas pessoas que dizem ter encontrado com OVNIs, com a certeza do acontecimento.

Agora, saber se a pessoa que viveu a experiência irá compreender ou acreditar que tudo pode ter sido apenas um sonho é uma outra situação ainda mais complicada de se entender. Especialmente quando a pessoa não está dormindo e vídeos, e imagens, fazem parte do pacote comprobatório da experiência — conteúdo que vemos muito hoje em dia, principalmente depois da chegada da internet.

Leia mais!

Com relação a isso, recentemente, o ex-astronauta canadense Chris Hadfield disse em entrevista à CBC que muitas das coisas que já viu durante suas missões ele não saberia explicar. No entanto, concluir que as ‘coisas’ voando por aí (como OVNIs) comprovam a existência de alienígenas, não tem lógica.

“Ver algo no céu que você não entende, e então concluir, imediatamente, que é vida inteligente de outro Sistema Solar, é o cúmulo da tolice e da falta de lógica”, disparou ele, que também não descarta a busca por vida em outros planetas.

“Por que estamos tentando pousar em Marte? Bem, acho que a questão fundamental é que Marte era muito parecido com a Terra há quatro bilhões de anos, quando a vida se formou na Terra. Então, se aconteceu aqui, aconteceu lá? Se sim, ficará evidente em algum lugar do registro geológico” disse ele. “Se isso acontecer, saberemos que não estamos sozinhos no universo”, complementou.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!