A TV Globo exibe nesta quinta-feira (29), às 15h (horário de Brasília), o filme ‘Gremlins‘ na Sessão da Tarde. Lançado em 1984, o clássico natalino dirigido por Joe Dante e produzido por ninguém menos que Steven Spielberg mostra várias pequenas e temidas, porém amadas, criaturas aterrorizando uma cidade na véspera do Natal.

A trama do longa é simples: um inventor está à procura de um presente especial para o filho e encontra algo interessante em uma loja em Chinatown. O lojista fica relutante em vender a pequena criatura, mas acaba aceitando, sob condições inusitadas: o ser não pode ser exposto à luz, água ou alimentado após a meia-noite. Claro, todas essas regras são desobedecidas, o que resulta em um grupo de “monstrinhos” descontrolados que começam a destruir a cidade bem na véspera do feriado mais aguardado do ano.

publicidade

Com o elenco composto por Hoyt Axton, Phoebe Cates, Frances McCain e Zach Galligan, a verdade é que poucos filmes de terror de Natal são tão amados quanto ‘Gremlins’. O longa foi uma das cinco maiores bilheterias no ano em que foi lançado e é um clássico muito bem lembrado por muitas pessoas até os dias de hoje. Repleto de easter eggs, confira abaixo todas as referências ocultas da produção à outras obras de Spielberg:

  • Letreiro de Rockin Ricky Rialto

Na cena de abertura do filme, há um anúncio em outdoor de ‘Rockin Ricky Rialto’, uma personalidade do rádio inspirada em um dos personagens mais icônicos do filme de Spielberg.

Além do figurino, as cores e a fonte do painel de Ricky Rialto seguem o padrão de ‘Indiana Jones‘, no qual Spielberg estava ironicamente trabalhando através de ‘Templo da Perdição’ ao mesmo tempo em que Dante dirigia ‘Gremlins’. No entanto, ao invés de Harrison Ford, Rialto é inspirado no ator Don Steele.

  • John Louie/Ke Hyu Quan
‘Indiana Jones e ‘Gremlins’ estão muito conectados; entenda. Imagem: Screenrant/Reprodução

Os Gremlins sempre estarão ligados à franquia ‘Indiana Jones’. Após o lançamento em 1984, ambos os filmes se tornaram responsáveis pela criação da classificação +12, visto que foram considerados violentos demais para uma etiqueta “Livre para todos os públicos”.

Estranhamente, as duas produções também apresentam um jovem chinês que se torna parte integrante da trama. E mais: tanto John Louie em ‘Gremlins’ quanto Ke Hyu Quan em ‘Templo da Perdição’ usam um boné de beisebol do New York Yankees em seus respectivos filmes, o que não pode ser uma coincidência.

  • Filmes de Spielberg em cartaz
Filmes de Spielberg estão em cartaz no cinema fictício de ‘Gremlins’. Imagem: Screenrant/Reprodução

Mais duas referências a filmes de Spielberg podem ser encontradas no marquês do cinema no início do filme. Em determinada cena, o local apresenta horários de exibição de longas chamados ‘A Boy’s Life’ e ‘Watch The Skies’.

‘A Boy’s Life’ foi o título provisório do grande sucesso de Spielberg, ‘E.T. – O Extraterrestre’, que foi lançado dois anos antes de ‘Gremlins’. Além disso, ‘Watch the Skies’ foi o nome de pré-produção de ‘Contatos Imediatos do Terceiro Grau’. Segundo Dante, ele acrescentou a referência para que Spielberg “ficasse feliz ao ver o resultado do trabalho diário”.

  • Cachorro de Spielberg
'Gremlins': 10 easter eggs de Steven Spielberg que nunca foram notados. Imagem: Warner Bros./Reprodução
Visual de Gizmo foi feito com base no cachorro de Spielberg. Imagem: Screenrant/Reprodução

Embora esta referência seja um pouco mais difícil de detectar, a menos que você conheça Spielberg pessoalmente, o fato é que a aparência visual de Gizmo, o adorável mogwai, foi desenvolvida para se parecer muito com o beagle de estimação de Spielberg.

De acordo com o designer de produção Chris Walas em entrevista na época do lançamento, Dante ligou para ele um dia e disse: “Steven está se perguntando se você pode combinar [o gremlin] com a cor do cachorro dele”. Então, o profissional precisou olhar as fotos do animal e elaborar o personagem conforme o pelo do cão do cineasta.

  • Pôster enrolado

‘Gremlins’ marcou a segunda vez que Spielberg e Dante trabalharam juntos. Em 1983, os dois colaboraram na trágica produção de ‘No Limite da Realidade’, que Spielberg codirigiu e produziu. No filme, quando Billy mostra os monstrinhos a Pete pela primeira vez em seu quarto, um pôster enrolado do longa de ficção científica/Terror pode ser visto encostado na parede. Referência perfeita para os observadores “com olhos de águia”.

  • Mad Max 2

Falando em easter eggs posterizados, quando Billy está assistindo ‘Invasores de Corpos’ em sua cama à noite, a câmera mostra a metade inferior de outro pôster de filme associado a Spielberg: ‘Mad Max 2 – A Caçada Continua’, dirigido pelo cineasta australiano George Miller.

  • E.T. na loja de departamento
'Gremlins': 10 easter eggs de Steven Spielberg que nunca foram notados. Imagem: Warner Bros./Reprodução
Cuidado com o susto de Stripe, mas repare no boneco de E.T. Imagem: Screenrant/Reprodução

Um dos mais hilariantes “easter eggs Spielbergianos” encontrados no filme ocorre quando Stripe, o cruel líder Gremlin, se esconde em uma seção de bichos de pelúcia dentro de uma loja de departamentos enquanto Billy tenta capturá-lo.

Quando o personagem passa pelo corredor de brinquedos em que Stripe está se escondendo, a criatura imediatamente põe a cabeça para fora para revelar sua presença. Ao fazer isso, ele atropela um boneco do E.T. disposto na parte inferior. Além de fazer marketing cruzado do então lançamento autônomo mais recente de Spielberg na época, a cena implica que o alien nunca teria chance contra o ameaçador mogwai.

  • “ET, telefone, casa”

Outra referência difícil de notar ao clássico filme de ficção científica de Spielberg é quando um monstrinho resmungão profere de forma quase imperceptível a linha mais icônica do filme: “E.T, telefone, casa”.

Durante um dos ataques bem violentos dos gremlins, uma criatura pode ser ouvida dizendo “phone home” (em inglês, na dublagem brasileira isso não ocorre de forma adaptada) em referência ao clássico filme do cineasta enquanto Billy tenta ligar para sua mãe. Uma vez que a língua dos seres é incompreensível, o momento é fácil de perder, especialmente com todo o caos acontecendo na cena em questão.

  • Spielberg aparece no filme
'Gremlins': 10 easter eggs de Steven Spielberg que nunca foram notados. Imagem: Warner Bros./Reprodução
Spielberg aparece em ‘Gremlin’. Imagem: Screenrant/Reprodução

Um dos maiores easter eggs de Spielberg em ‘Gremlins’ vem através da própria aparição do produtor durante uma cena carregada de piadas internas que ocorre em meio à convenção de ciência que o pai de Billy participa no meio do filme.

Quando Randall (Hoyt Axton) liga para checar sua família, o cineasta aparece como um homem andando de triciclo ao redor da cabine telefônica. Seu rosto é visto de perfil por apenas um ou dois segundos. Além disso, o lendário compositor do filme Jerry Goldsmith também faz uma cameo na cena.

  • ‘De Volta Para O Futuro’
'Gremlins': 10 easter eggs de Steven Spielberg que nunca foram notados. Imagem: Warner Bros./Reprodução
‘De Volta Para o Futuro’ e ‘Gremlins’ se passa no mesmo local? Imagem: Screenrant/Reprodução

O maior easter egg de Spielberg em ‘Gremlins’ está escondido, bem, à vista de todos. A localização central da Kingston Falls Square no filme é exatamente o mesmo cenário do Universal Studios usado para a praça Hill Valley em ‘De Volta Para O Futuro’.

Claro, isso ocorreu porque Spielberg produziu a história de Marty Mcfly apenas um ano depois de ‘Gremlins’. Além disso, a atriz Frances Lee McCain, que interpreta a mãe de Billy no filme dos monstrinhos, é também a mãe de Lorraine em ‘De Volta Para o Futuro’. E mais: a sala de cinema que as criaturinhas destroem no longa é a mesma sala em que o personagem de Michael J. Fox se choca em seu retorno ao ano de 1985 no final de sua aventura.

Leia mais:

Fonte: Screenrant

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!