A Tesla surpreendeu ao informar em seu Relatório de Impacto de 2020 que 100% das baterias descartadas da montadora foram recicladas e nenhuma acabou em um lixão. A informação é um trunfo importante para a montadora contra alguns críticos, que afirmam que as baterias de carros elétricos não são recicláveis e geram uma grande quantidade de lixo potencialmente tóxico.

No documento, a Tesla afirma que estabeleceu um ecossistema interno para reutilizar as baterias que voltavam para os centros de serviço da empresa. A maior parte das baterias de carros da Tesla ainda está dentro do seu período de vida útil, ou seja, ainda está nos carros. As poucas baterias que retornaram para as fábricas são de veículos de uso extensivo, como táxis.

Hoje, a Tesla concentra esforços na reciclagem de suas baterias, tendo como objetivo atingir um sistema de circuito fechado, em que as baterias são produzidas, utilizadas e depois voltam para a empresa para serem recicladas. Caso consiga atingir o objetivo de reciclar baterias em grande escala, a montadora poderá expandir ainda mais os limites de seus veículos e outros produtos.

Sem terceiros

Projeto da gigafábrica em Berlim, na Alemanha. Imagem: Tesla Q4 2020 Report/Divulgação
Tesla pretende reciclar suas baterias nas futuras fábricas em Berlim e no Texas. Crédito: Tesla Q4 2020 Report/Divulgação

Por anos, a Tesla trabalhou com empresas terceirizadas para reciclar seus produtos, a fim de garantir que as baterias não acabassem em aterros sanitários. Porém, segundo um porta-voz da empresa, reciclar os produtos internamente é importante para o desenvolvimento de tecnologias que tornem esse processo mais eficiente e escalável.

publicidade

Com as informações divulgadas no Relatório de Impacto de 2020, é possível imaginar que instalações da montadora que estão em construção, como a Gigafactory Berlim, na Alemanha, e a Gigafactory Texas, nos Estados Unidos, que terão uma produção de baterias em suas plantas, também devem contar com um espaço destinado à reciclagem das células.

Leia mais:

A empresa acredita que, quanto mais eficientes forem os sistemas de reciclagem de baterias, mais econômicas serão as operações da empresa. Isso acontece porque alguns materiais presentes nas baterias, como o lítio, o níquel e o cobalto são raros na natureza e de difícil extração, por isso, é muito importante ter um sistema eficiente para reciclagem desses insumos.

Com informações do Teslarati

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!