Um foguete lançado na última terça (10) levará a Cygnus ao espaço, para que a espaçonave possa entregar à Estação Espacial Internacional (ISS) o componente mais importante da história dos estudos espaciais: uma pizza para sete pessoas. Alguns materiais e equipamentos de pesquisa também estarão no pacote, mas quem liga para eles, não é?

Piadas à parte, a espaçonave desenvolvida pela Northrop Grumman está carregando aproximadamente 3,7 toneladas de mantimentos – incluindo maçãs, tomates e kiwis frescos, um kit para os sete astronautas fazerem suas pizzas e “toda a sorte” de queijos – e equipamentos como um suporte montável para novas velas solares a serem lançadas ano que vem, um material poroso que imita a poeira lunar (que será usado na criação de itens de impressão em 3D), um molde para o experimento com o “Blob” e um dispositivo de detecção infravermelha para satélites do futuro.

Leia também

Imagem mostra o foguete Antares e a espaçonave Cygnus, que está levando suprimentos de pesquisa e pizza para a ISS
O foguete Antares e a nave Cygnus, partindo do campo da Nasa na Virgina em direção à Estação Espacial Internacional (ISS). Imagem: AP Photo/Steve Helber

A missão é a 16ª executada pela Northrop Grumman – e a carga mais pesada já transportada pela Cygnus até hoje. O foguete Antares deixou a estrutura de voo Wallops, da Nasa, localizada na Virginia, na manhã da última terça.

publicidade

’Aloha para a S.S. Ellison Onizuka”, disse o controle de voo da Northrop Grumman, alguns minutos antes do lançamento, referindo-se a Ellison Onizuka, o primeiro astronauta asiático a ir ao espaço e que morreu durante a tragédia com o ônibus espacial Challenger, em janeiro de 1986. Seu nome foi usado na cápsula da espaçonave da empresa como uma homenagem póstuma.

Hoje, a estação serve de casa para sete astronautas, sendo três americanos, dois russos, um japonês e um francês. Por essa razão, a ISS estará recebendo a pizza (e o kit de suprimentos para fazer mais pizzas) para sete pessoas. Vale ressaltar que, em algumas semanas, a SpaceX também fará a entrega de equipamentos de pesquisa, porém ainda não se sabe se Elon Musk pretende incluir algum mimo gastronômico aos astronautas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!