SpaceX ganha mais um contrato de lançamento de módulo lunar

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues 11/08/2021 13h13, atualizada em 12/08/2021 11h04
nova-c
Assim como nas duas primeiras missões, a missão IM-3 da Intuitive Machines usará sua sonda Nova-C lançada em um SpaceX Falcon 9. Imagem: Intuitive Machines
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais um ponto para Elon Musk. A SpaceX conseguiu fechar outro contrato para lançar um módulo de pouso lunar comercial — o terceiro com a empresa Intuitive Machines. Ao todo, a SpaceX tem oito negócios fechados para lançamentos de módulos de pouso, sendo sete na Lua.

Módulo de pouso lunar IM-1, o primeiro contrato entre a SpaceX e a Intuitive Machines. Agora, as empresas acabam de firmar o terceiro, para lançamento da missão IM-3. Imagem: Intuitive Machines

A missão, conhecida como IM-3, assim como as antecessoras IM-1 e IM-2, contará com a sonda Nova-C de 1900 kg da Intuitive Machines, que teve desempenho melhorado desde que foi anunciada. O módulo conseguirá levar até 130 kg — não 100 kg, como declarado anteriormente — para a superfície lunar.

De acordo com a empresa, o módulo IM-3 não deve ser lançado antes do primeiro trimestre de 2024. Em uma reviravolta única, a Intuitive Machines deu a entender que comprou um lançamento inteiro do Falcon 9 para a missão e será capaz de suportar até uma tonelada de cargas úteis compartilhadas como resultado.

Não está claro se toda a tonelada de “caronas” poderá percorrer todo o caminho até a órbita lunar, ou se essas espaçonaves extras terão de se separar logo após atingir a órbita. De qualquer forma, dada a massa de carga útil total de apenas três toneladas, IM-3 será uma oportunidade extremamente rara para nano, cubo e pequenos satélites pegarem uma carona para uma órbita terrestre elíptica muito alta — e possivelmente todo o caminho até o espaço cislunar.

Leia mais:

Foguetes Falcon da SpaceX estão monopolizando o mercado de lançamentos para a Lua

Um foguete Falcon 9 recuperável, como o que vai lançar o IM-3, é capaz de entregar pelo menos 3,3 toneladas métricas para uma trajetória de injeção translunar (TLI) — um caminho direto para a Lua, em outras palavras. 

A sonda Nova-C ainda precisará usar várias centenas de quilogramas de propelente para entrar na órbita lunar, uma vez que atinge a Lua, mas um lançamento TLI permitiria um pouso significativamente mais eficiente — possivelmente explicando como a carga útil Nova-C das Intuitive Machines saltou de 100 para 130 kg no último ano ou dois.

Por enquanto, parece que os foguetes Falcon reutilizáveis ​​excepcionalmente acessíveis da SpaceX continuarão a dominar a indústria de lançamento comercial e, especialmente, monopolizar o mercado de lançamentos de alta energia para a Lua.

Via: Teslarati

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital