Cygnus chega à ISS com carga recorde

Flavia Correia12/08/2021 15h57
Espaçonave da carga Cygnus se aproximando da ISS
Espaçonave da carga Cygnus se aproximando da ISS
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo hardware, um purificador de dióxido de carbono, equipamento para os painéis solares, o Blob e alimentos (entre eles, pizza!) são alguns dos itens que compõem quase 4 toneladas de carga útil que a Cygnus entregou nesta quinta-feira (12) à tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). O volume é o maior da história deste modelo de nave de carga, desde que a Northrop Grumman começou a prestar serviços do tipo para a Nasa.

Foguete Antares decola levando uma cápsula Cygnus na missão CRS2 NG-15
Foguete Antares decola levando uma cápsula Cygnus na missão CRS2 NG-15, em fevereiro deste ano. Imagem: Nasa

Batizada de NG-16, a missão é o 15º lançamento de reabastecimento operacional para a ISS feito pela empresa desde 2014, embora os lançamentos anteriores tenham sido supervisionados pela Orbital Sciences e Orbital ATK, que a Northrop Grumman posteriormente adquiriu. A espaçonave deverá permanecer ancorada na estação espacial até novembro.

Chegada da Cygnus teve homenagem a Ellison Onizuka

Essa Cygnus recebeu da fabricante o nome de SS Ellison Onizuka, em homenagem ao primeiro asiático-americano a se lançar ao espaço. Ela decolou no topo de um foguete Antares de dois estágios do Pad 09A na Wallops Flight Facility, na Virgínia, na terça-feira (10).

Ao chegar à ISS,  foi capturada por astronautas que empunhavam o braço robótico Canadarm2 da estação, quando ambas as espaçonaves sobrevoavam o Oceano Atlântico a sudoeste de Portugal.

Leia mais:

“Em nome da tripulação da Expedição 65, tenho o prazer de trazer a espaçonave Cygnus SS Ellison Onizuka a bordo da Estação Espacial Internacional hoje”, disse o astronauta da Nasa Meghan McArthur ao Controle da Missão, após agarrar a nave de carga com o braço robótico. “Esta missão permite uma pesquisa inovadora através da qual esperamos atender ao desafio do Coronel Onizuka de permitir que a próxima geração olhe para fora de um planalto mais alto”, homenageou McArthur.

Cygnus NG-16 partirá com carga de descarte, na mesma quantidade da carga de entrega, de acordo com Northrop Grumman, juntamente com experimentos que serão realizados enquanto a espaçonave estiver queimando naturalmente na atmosfera da Terra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.