Um novo hardware, um purificador de dióxido de carbono, equipamento para os painéis solares, o Blob e alimentos (entre eles, pizza!) são alguns dos itens que compõem quase 4 toneladas de carga útil que a Cygnus entregou nesta quinta-feira (12) à tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). O volume é o maior da história deste modelo de nave de carga, desde que a Northrop Grumman começou a prestar serviços do tipo para a Nasa.

Batizada de NG-16, a missão é o 15º lançamento de reabastecimento operacional para a ISS feito pela empresa desde 2014, embora os lançamentos anteriores tenham sido supervisionados pela Orbital Sciences e Orbital ATK, que a Northrop Grumman posteriormente adquiriu. A espaçonave deverá permanecer ancorada na estação espacial até novembro.
Chegada da Cygnus teve homenagem a Ellison Onizuka
Essa Cygnus recebeu da fabricante o nome de SS Ellison Onizuka, em homenagem ao primeiro asiático-americano a se lançar ao espaço. Ela decolou no topo de um foguete Antares de dois estágios do Pad 09A na Wallops Flight Facility, na Virgínia, na terça-feira (10).
Ao chegar à ISS, foi capturada por astronautas que empunhavam o braço robótico Canadarm2 da estação, quando ambas as espaçonaves sobrevoavam o Oceano Atlântico a sudoeste de Portugal.
Leia mais:
- Asteroide Bennu pode colidir com a Terra? Nasa coleta amostras para investigar
- Sonda BepiColombo tira selfie em Vênus durante seu trajeto para Mercúrio
- SpaceX pode precisar de até oito lançamentos para chegar à Lua
“Em nome da tripulação da Expedição 65, tenho o prazer de trazer a espaçonave Cygnus SS Ellison Onizuka a bordo da Estação Espacial Internacional hoje”, disse o astronauta da Nasa Meghan McArthur ao Controle da Missão, após agarrar a nave de carga com o braço robótico. “Esta missão permite uma pesquisa inovadora através da qual esperamos atender ao desafio do Coronel Onizuka de permitir que a próxima geração olhe para fora de um planalto mais alto”, homenageou McArthur.
Cygnus NG-16 partirá com carga de descarte, na mesma quantidade da carga de entrega, de acordo com Northrop Grumman, juntamente com experimentos que serão realizados enquanto a espaçonave estiver queimando naturalmente na atmosfera da Terra.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!