O presidente da Baidu, Robin Li, anunciou hoje (18/08) um protótipo de veículo autônomo desenvolvido pela empresa, o Robocar. A empresa vinha trabalhando num projeto de carro automático há oito anos, e fases iniciais do projeto até já foram vistas nas ruas de Pequim em 2020, mas é só agora que temos maiores detalhes sobre o automóvel da big tech chinesa.
O conceito foi revelado durante a conferência Baidu World 2021, pelo líder representante da gigante de buscas chinesa. Durante o evento, o presidente Li afirmou que o automóvel estará “mais para um robô do que para carro”, e que no futuro, todos os automóveis parecerão muito mais com máquinas autônomas do que veículos.
O carro autônomo apresentado possui dois assentos de gravidade zero, sem volantes ou pedais, bem como duas portas retráteis, uma grande tela curva smart e um pad de controle também. Segundo o presidente, o veículo possui reconhecimento facial e de voz, além de Inteligência Artificial avançada.
Robocar do Baidu pode brigar com GM, Ford e Tesla

O protótipo ainda não possui nome oficial, com Robocar sendo apenas um apelido do presidente da Baidu para o projeto. O veículo utilizará o sistema de Inteligência Artificial para avaliar trajeto e fazer sugestões a medida em que navega, e já apresenta Nível 5 de padrão de qualidade de pilotagem autônoma. Em outras palavras, lida com todas as circunstâncias de trânsito sem necessidade de interação humana.
A Baidu não revelou mais detalhes ou previsões de chegada do automóvel autônomo ao mercado, mas é provável que o veículo dispute com a Xpeng, a rival chinesa da Tesla, pelo filão dos carros sem motorista. Tesla, Ford e General Motors, que já estão no páreo pelo segmento, também poderão ter que concorrer internacionalmente com o Robocar.
Via GizmoChina
Leia mais:
- Blackberry e Baidu firmam parceria para desenvolver carros elétricos chineses
- Startup de carros autônomos quer acabar com estacionamentos
- Baidu tem receita trimestral acima do esperado com nuvem e inteligência artificial
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!