O Facebook apresentou uma nova opção para reunir os colegas de trabalho em reuniões virtuais. A novidade, chamada “Horizon Workrooms”, já é parte da visão da empresa e de Mark Zuckerberg para o ‘Metaverso’, um espaço que o CEO da rede social deseja criar na internet baseado em realidade mista.

Como a novidade funciona?

O aplicativo “Horizon Workrooms” está sendo lançado pela empresa em versão beta nesta quinta-feira (19). Ele permite que os usuários utilizem um headset Oculus Quest 2 para interagir em uma sala de conferência virtual.

publicidade

O software também usa outros recursos como o áudio espacial, “conectando” cada pessoa ao seu ponto físico na sala interativa, outra forma de torná-la ainda mais parecida com uma reunião em um ambiente real.

Os participantes também podem colaborar com fotos e outros documentos, além de compartilhar a tela do seu PC ou Mac e efetuar anotações usando o teclado virtual da ferramenta.

publicidade
É possível até observar os seus dedos digitando no ambiente virtual. Imagem: Facebook/Reprodução

Aqui está um vídeo de Zuckerberg mostrando a novidade na prática:

Quem não possui um dispositivo Quest, pode participar das reuniões aparecendo em uma janela de chat de vídeo tradicional.

publicidade

“Não deveríamos ter que estar fisicamente juntos para nos sentirmos presentes, colaborar ou ter um brainstorm”, disse Zuckerberg sobre sua criação. “Achamos que (o “Horizon Workrooms”) será um grande caso de uso para a RV.”

Leia mais:

publicidade

A tecnologia ainda passará por uma extensa fase de testes para correção de bugs antes de ser lançada oficialmente. Segundo o portal Axios, quando Zuckerberg iniciou uma demonstração da ferramenta, sua boca não se movia. Sair e entrar novamente, aparentemente, resolveu o problema.

No fim, o Facebook diz que vê as reuniões de escritório em RV apenas como uma porta de entrada para o seu Metaverso, um novo espaço interativo que, segundo a rede social, terá entretenimento e outras atividades pessoais para os usuários.

Via: Axios, YouTube

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!