A era do streaming chegou para mudar o que é classificado como um filme de sucesso, principalmente agora, em meio à pandemia da Covid-19, em que os longas tendem a estrear nos cinemas simultaneamente às plataformas online. Mas, diferente de outros serviços que fazem o caminho inverso, a Netflix é nativa da internet. Por isso, tem um jeito próprio de contar as visualizações.

O serviço de streaming conta suas visualizações por dois minutos vistos. Isso mesmo. Um filme pode ter duas ou três horas, mas basta que dois minutos sejam assistidos para que a Netflix entenda que aquela produção teve audiência. O principal motivo é porque a empresa acredita na intencionalidade.

publicidade

Leia mais:

Segundo a Netflix, qualquer pessoa que coloque um filme e desista de vê-lo em menos de dois minutos provavelmente não está parando por causa da qualidade do trabalho. Mas, porque é algo que já não pretendiam assistir em primeiro lugar.

publicidade

A ironia disso, como apontou o site ScreenRant, é que é similar ao que fazem os cinemas: a bilheteria é contada pelo ingresso vendido, mesmo que a pessoa não compareça à sessão. O principal aspecto da métrica é que ela não pode ser comparada à audiência de outros serviços similares ou bilheterias.

Netflix
O clique em um título mostra outras métricas à plataforma de streaming. Crédito: Freestocks.org/Pexels

A grande preocupação da plataforma é que se alguém clicou em um título, com a intenção ou não, a seleção é um indicador de interesse naquele tipo de conteúdo em específico. Para a empresa, alguma combinação, seja pela arte, título, elenco, sinopse ou divulgação, algum fator convenceu o espectador a conferir aquele filme.

publicidade

A métrica é importante para a Netflix, pois mostra o que os assinantes desejam ou que imaginavam querer quando clicaram inicialmente no filme. Obviamente, a plataforma se preocupa com o quanto da produção as pessoas assistem, mas de forma secundária tanto para a companhia como para os acionistas.

Via: ScreenRant

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!