Coreia do Sul anuncia primeira missão de exploração lunar do país; saiba detalhes

Por Flavia Correia, editado por Rafael Rigues 30/08/2021 16h31, atualizada em 31/08/2021 09h45
satélite ao lado da bandeira da coreia do sul
satélite coreia do sul. Imagem: Anton_Medvedev - shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta segunda-feira (30), o ministério da ciência da Coreia do Sul anunciou que a primeira missão de exploração lunar do país deverá ser lançada em agosto do ano que vem, após estreitamento dos laços com os EUA, no início de 2021, em relação à pesquisa aeroespacial.

De acordo com o órgão, a Coreia do Sul pretende realizar a missão durante o período de um ano, para observar a Lua por meio de uma espaçonave em órbita, na esperança de garantir tecnologias para futuras outras missões.

Imagem mostra a Lua, exemplificando seu lado mais iluminado e também o mais escuro
Orbitador lunar da Coreia do Sul coletará dados da superfície lunar para apoiar o programa Artemis, liderado pela Nasa. Imagem: Taffpixture – Shutterstock

Orbitador da Coreia do Sul servirá de apoio para programa Artemis, da Nasa

O ministério informou, ainda, que o Instituto de Ciência e Tecnologia concluiu a montagem no orbitador de uma câmera de alta precisão desenvolvida pela Nasa, que coletará dados da superfície lunar para apoiar o programa Artemis, liderado pela agência espacial norte-americana.

Em maio, o país assinou o Acordo Artemis, um memorando de boas práticas e cooperação na exploração do espaço, similar ao Tratado de Exploração Antártica. O Brasil também assinou o documento.

Leia mais:

Segundo o site The Korea Herald, o ministério disse que o país receberá apoio adicional da Nasa para a missão do orbitador lunar, incluindo navegação e tecnologias de comunicação.

O orbitador lunar está programado para ser concluído em outubro deste ano e passará por mais testes antes de seu lançamento no foguete de uma empresa aeroespacial privada dos EUA, a Space Exploration Technologies Corp.

Relativamente atrasada na corrida pelo desenvolvimento espacial global, a Coreia do Sul, recentemente, reforçou suas ambições espaciais e deve lançar seu primeiro foguete com carga útil simulada em outubro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital