Dacia anuncia o Jogger, primeiro veículo da fabricante com motor híbrido

Com design baseado na nova geração do Renault Sandero, Dacia Jogger chegará às concessionárias da Europa em 2022, com até sete lugares
Por Lucas Berredo, editado por Gabriel D. Lourenço 03/09/2021 17h09
Dacia Jogger
Dacia/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante romena Dacia lançou nesta sexta-feira (3) a minivan Jogger, seu primeiro veículo com potência híbrida e atualmente um dos mais acessíveis no segmento, ao menos na Europa. Por lá, a perua de cinco ou sete lugares sai por 15 mil euros — em torno de R$ 92,5 mil em conversão direta, sem impostos e taxas de importação.

Baseado na nova geração do Sandero, da empresa-mãe Renault, o design do Jogger traz a característica assinatura da fabricante romena em Y e uma larga grade dianteira. O modelo também apresenta rodas de liga leve e racks de teto modulares que podem acomodar desde esquis a bicicletas — a capacidade de carga é de 79,8 kg. A altura livre do solo é de 200 mm.

Por dentro, o Jogger mede um pouco mais de 4,5 metros de comprimento e fornece espaço para uma família de sete pessoas, com três fileiras de assentos – cada uma com sua própria iluminação. O volume do bagageiro é de 160 litros com os bancos traseiros colocados e 708 litros com os assentos rebatidos. De acordo com a Dacia, há mais de 60 configurações possíveis para os assentos dobráveis.

Espaço interno do Dacia Jogger
Jogger fornece espaço para uma família de sete pessoas (Dacia/Divulgação)

Sistemas de conectividade e segurança

Na versão mais básica, o Jogger oferece dois alto-falantes e uma docking station para smartphone integrada ao design do painel. Na intermediária, o sistema de som do carro ganha quatro alto-falantes e uma tela touchscreen de 8” montada no alto do painel de instrumentos com conexão Bluetooth e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.  

Já na última configuração, o motorista tem acesso a um sistema Media Nav, que fornece conectividade Wi-Fi para usuários de Android e Apple, uma função de navegação completa no carro e um sistema de áudio com seis alto-falantes e duas portas USB.

Em termos de segurança, todos os modelos Jogger vêm com assistência de freio e estacionamento, alerta de ponto cego e assistência de partida em subida.

Sistema de conectividade do Dacia Jogger
Dacia Jogger oferece compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay (Dacia/Divulgação)

Jogger terá três opções de motores de fábrica, um deles híbrido

Graças à plataforma emprestada da Renault (que a usa para o Clio e o Captur), a Jogger terá três opções de motor. O primeiro é um novo propulsor 1.0 de três cilindros com turbocompressor que produz 110 cavalos e 200 Nm de torque. Também será oferecido um 1.0 turbo, que utiliza a mesma estrutura do Sandero. Ambos são movidos a gasolina.

Por outro lado, a grande novidade virá em 2023, quando o Jogger se tornará o primeiro carro da Dacia a apresentar tecnologia híbrida. O propulsor será uma unidade de potência de 1,6 litros, com dois motores elétricos e uma caixa de câmbio automática multimodos operando ao lado de uma bateria de 230V com 1,2 kWh.

Ainda não há planos para um híbrido com tomada plug-in, embora a flexibilidade da plataforma da Renault permita tal funcionalidade. “Podemos utilizar essa tecnologia existente e adaptá-la de forma muito rápida porque a plataforma é a mesma”, explicou o diretor de design da Dacia, David Durrand, à revista inglesa Autocar.

O Jogger deve chegar às concessionárias da Europa em fevereiro de 2022. O veículo estará em exibição durante o IAA Mobility 2021 na semana que vem, no Salão de Munique (Alemanha).

Dacia Jogger
Jogger será o primeiro veículo da Dacia com motor híbrido (Dacia/Divulgação)

Com informações de Autoevolution e Autocar

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Gabriel D. Lourenço é redator(a) no Olhar Digital