Duas crianças afegãs morreram após comerem cogumelos venenosos na Polônia. Os irmãos fugiram do Afeganistão com a família após o Talibã tomar o poder no país. Os meninos, com idades de cinco e seis anos, comeram os fungos junto com uma irmã de 17 anos.

De acordo com a agência AFP, a família teria confundido cogumelos Cicuta-verde (Amanita phalloides), que são venenosos, com Guarda-sol (Macrolepiota procera), espécie comestível. Todos precisaram de atendimento médico em Podkowa Leśna, no país europeu.

publicidade

Cogumelos venenosos

O mais novo morreu na última quinta-feira (2). O mais velho chegou a passar por um transplante de fígado, porém faleceu nesta sexta-feira (3). Ele estava internado em estado crítico. A irmã conseguiu se recuperar e recebeu alta.

Os irmãos, junto de seus pais, foram para a Polônia enviados pelo governo do Reino Unido, em agosto. O pai atuou pelas tropas britânicas em solo afegão durante a ocupação de países estrangeiros no país.

publicidade

Os cogumelos cicuta-verde (Amanita phalloides) são considerados fungos extremamente venenosos e muito comus na Europa. Eles costumam aparecer durante o verão e o outono. É estimado que a metade de um cogumelo dessas tenha toxina suficiente para mata um ser humano adulto. Os rins e o fígado são os órgãos mais afetados pelo envenenamento do fungo.

Leia mais!

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!