A Virgin Galactic decidiu adiar o voo comercial que faria em parceria com a Força Aérea Italiana (FAI) para meados de outubro.

A missão suborbital, intitulada “Unity 23”, estava agendada para o fim deste mês. No entanto, um fornecedor alertou para um possível “defeito de fabricação” no sistema de acionamento do controle de voo.

publicidade

Ainda não há detalhes se a avaria afetou todos os veículos da Virgin ou se serão necessários apenas reparos. De qualquer forma, a empresa disse estar apenas adiando a viagem, que terá três membros da FAI para estudarem os efeitos biológicos da microgravidade no corpo humano.

A Virgin Galactic ainda acrescentou que está realizando inspeções com o fornecedor, que não foi identificado.

publicidade

Hoje, a empresa do magnata Richard Branson tem duas espaçonaves suborbitais: a VSS Unity, utilizada no voo do bilionário em julho, e a VSS Imagine, apresentada no início deste ano. Uma terceira espaçonave, chamada VSS Inspire, foi anunciada, porém ainda não começou a ser construída.

Leia mais:

publicidade

Investigação da FAA não vai comprometer a missão

A Virgin também fez questão de esclarecer que o adiamento não tem a ver com uma recente investigação anunciada pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

De acordo com o órgão, o veículo que conduziu Richard Branson ao espaço em julho teria desviado do espaço aéreo designado durante o voo. Por conta disso, o governo americano proibiu na semana passada a Virgin de voar na VSS Unity até que a agência aprovasse o relatório final das apurações.

publicidade

Vale lembrar que a Virgin já viveu um grave acidente quando uma nave suborbital explodiu no ar durante um voo de testes no deserto da Califórnia, em outubro de 2014. Na queda, o copiloto Michael Alsbury morreu, enquanto o piloto Peter Siebold ficou seriamente ferido.

Via Engadget e Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!