Duster leva nota zero em teste de impacto Latin NCAP; entenda o porquê

Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton 14/09/2021 15h36, atualizada em 14/09/2021 15h39
Teste de impacto do Renault Duster pela NCAP
NCAP/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Os cinco veículos à venda no Brasil que foram avaliados nos últimos 12 meses pelo Latin NCAP, instituto independente de segurança viária, receberam nota zero. O último dles, sendo o Renault Duster: antes vieram o Ford Ka e o Hyundai HB20 — este último o 2º carro mais vendido do país no primeiro semestre e (justiça se faça) mais seguro na nova geração.

Ofertas

Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

O Latin NCAP avalia os modelos com base em quatro parâmetros: proteção de ocupante adulto, proteção de ocupante infantil, proteção de pedestres e tecnologias de assistência de direção. A análise é rigorosa: um ponto ruim em uma esfera e o resultado final provavelmente será zero.

“Baixo desempenho em apenas um aspecto significa um resultado final baixo, mesmo que os outros três ofereçam bom desempenho”, alerta o órgão.

Foi o caso do teste para o Renault Duster, o mais recente divulgado pelo Latin NCAP (veja no vídeo abaixo) — houve também para o Swift, mas a Suzuki não vai mais oferecer o compacto no Brasil. Com dois airbags, o modelo crossover forneceu uma baixa proteção nas quatro categorias.

No impacto frontal, até que a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa. No entanto, os dummies infantis no banco de trás bateram com a cabeça na cabine durante o rebote da colisão, prejudicando a pontuação. Para piorar, durante a batida, o Duster vazou combustível, o que fez a NCAP recomendar um recall dos modelos.

“Duster não é ilegal, mas apresenta baixa segurança”, diz a Latin NCAP

Dias após o teste, divulgado no fim de agosto, a Renault se posicionou sobre os problemas observados e atribuiu o péssimo resultado às mudanças de protocolo no Latin NCAP. Isso porque o mesmo carro, com configuração idêntica, já foi avaliado de forma razoável — entre 3 e 4 estrelas — em testes anteriores do instituto.

“Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes”, disse uma nota oficial da Renault do Brasil. “É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESC [controle de estabilidade], alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei”, acrescentou.

Já na segunda-feira (13), o Latin NCAP se posicionou a respeito do teste, esclarecendo que nunca fez menção ao fato de o carro não atender às normas exigidas pelo governo do Brasil, nem ilegal. Segundo o órgão, a única menção foi a baixa segurança do veículo, principalmente em relação à proteção oferecida no mercado europeu.

“Do nosso ponto de vista, a Renault deixa implícito que a segurança exigida pelo governo não está ao nível do que é exigido na Europa”, explicou. “O ESC mostrou algumas oscilações preocupantes no vídeo do teste realizado pelo Latin NCAP. O alerta de ponto cego é opcional, não padrão. A Renault não oferece airbags de cortina e airbags laterais nem como opção; sendo, ao contrário, padrão na Europa, mesmo que não fossem obrigatórios.”

O Latin NCAP também acrescenta que, em relação a outros concorrentes SUV ou compactos premium, o Duster “deixa muitas decepções”, principalmente quando a inclusão ou não de equipamentos de segurança se trata de uma decisão comercial. Em outras palavras, a Renault condiciona elementos de segurança no carro ao preço — vale observar que o instituto sempre avalia os modelos de entrada nos testes.

Teste de impacto do Renault Duster pela NCAP
Teste de impacto do Renault Duster (NCAP/Divulgação)

E quais foram os reforços ao protocolo?

A cada quatro anos, o Latin NCAP torna seus testes mais duros e rígidos — as avaliações acontecem desde 2010. No ano passado, o órgão acrescentou um conjunto de itens de série como fundamentais para uma boa pontuação.

Entre eles, controle eletrônico de estabilidade, lembretes do uso de cintos de segurança dianteiros e traseiros, proteção de pedestres e melhor proteção contra impactos laterais — justamente onde o Duster foi mal. Além disso, o novo protocolo unificou a classificação por estrelas para adultos e crianças.

Embora a Renault diga que os protocolos de testes mudaram e, por isso, o Duster foi mal avaliado, o Latin NCAP explica que as montadoras sabem da mudança desde 2016.

As porcentagens mínimas para obter uma boa nota na primeira etapa de aplicação são as seguintes: 75% na proteção de ocupantes adultos; 80% em proteção de ocupantes infantis; 50% em proteção de pedestres; e 75% em tecnologias de assistência de segurança. O Renault Duster recebeu 29% na primeira, 23% na segunda, 51% na terceira e 35% na quarta e daí a nota zero no veredicto da Latin NCAP.

Nova linha do Hyundai HB20 já vem com melhorias na segurança

Um dos modelos mais vendidos no Brasil, o Hyundai HB20 também levou uma nota zero no teste Latin NCAP em dezembro do ano passado. À época, o modelo hatchback, com seus dois airbags de série, pontuou 19% na proteção para ocupantes adultos, 10% para ocupantes infantis, 43% na proteção para pedestres e 14% na assistência à segurança.

O Latin NCAP ainda considerou que o carro apresentava uma proteção de impacto frontal média e proteção lateral ruim para o tórax do motorista. Já no teste de chicote cervical (whiplash), o HB20 também não foi bem, além de não apresentar controle de estabilidade.

Alguns desses detalhes foram corrigidos, no entanto, na atual linha 2022 do HB20. Agora, o modelo de entrada do carro popular (o HB20 1.0 Sense, em torno de R$ 56.990) vem com mais dois airbags — incluindo um lateral, um dos itens mais mal avaliados no teste — e controle eletrônico de tração e estabilidade.

O Ford Ka, por sua vez, foi reprovado quase nas mesmas bases: desempenho ruim no chicote cervical e proteção frontal e lateral, respectivamente, média e fraca. A única diferença é que, de acordo com o Latin NCAP, a versão mais completa do hatch teve um desempenho bem melhor na proteção dos passageiros.

“A classificação por estrelas será atualizada assim que a Ford incorporar esses recursos de segurança essenciais como padrão para toda a região da América Latina e do Caribe”, disse à época o órgão.

Vale lembrar, no entanto, que, em janeiro, a fabricante americana anunciou o fechamento de suas três fábricas no Brasil e, consequentemente, o fim de modelos como o Ka e o EcoSport. Portanto, os testes para as versões posteriormente atualizadas do modelo não deverão ter vigência nacional.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital