Um hábito bastante comum das missões tripuladas ao espaço, especialmente as da Nasa, é solicitar que os tripulantes indiquem quais alimentos gostariam de comer durante a viagem. São as chamadas “comidas reconfortantes”, tradução livre para a expressão “comfort food”. E não seria diferente na primeira missão totalmente civil da história, a Inspiration4, da SpaceX.

Jared Isaacman, Sian Proctor, Hayley Arceneaux e Chris Sembroski, tripulantes do primeiro voo espacial totalmente civil da história, terão comidas reconfortantes na viagem. Imagem: JOHN KRAUS/COURTESY OF NETFLIX

Essa prática ajuda no aspecto psicológico da tripulação. Recentemente, a astronauta Megan McArthur, que atualmente está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), recebeu sorvete no dia de seu aniversário.

publicidade

Chris Sembroski, um dos membros do voo desta noite, por exemplo, está tão à vontade que comparou a aventura a uma viagem de acampamento entre amigos. 

“É como uma longa viagem de acampamento”, disse ele. “Você está em uma van de camping com alguns de seus amigos mais próximos por três dias. Você desenrola os sacos de dormir à noite, assim como em qualquer outra viagem de acampamento, e apenas se amarra para não flutuar um no outro durante a noite”.

A geocientista, comunicadora científica e artista Sian Proctor, que pilotará a missão, é um dos tripulantes da nave SpaceX Crew Dragon Resilience que fizeram questão de sugerir sua comida reconfortante. Que, diga-se de passagem, é uma paixão quase unânime em pelo mundo (aliás: em solo firme e no espaço também, como podem confirmar os astronautas da ISS). 

Leia mais:

Claro que estamos falando de… pizza! E no caso de Proctor, tem uma peculiaridade interessante: é pizza fria mesmo. “É melhor que a pizza fria esteja embalada, porque esse foi o meu pedido”, disse Proctor durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14).

“Você sabe, comida e humor são muito importantes”, acrescentou ela. “Acho que para nós foi muito importante trabalhar com a SpaceX para conseguir alimentos que nos deixassem confortáveis ​​e que pudéssemos comer. E eles fizeram um ótimo trabalho em acomodar isso, porque acho que estamos todos muito felizes”.

Sembroski concorda com a companheira do voo. “A comida vai ser ótima”, disse ele, sem identificar sua comida escolhida.

Tripulação do voo Inspiration4, da SpaceX, terão privacidade quase zero

As horas das refeições serão uma experiência comunitária para os membros da tripulação do Inspiration4, assim como a maioria dos momentos que dividirão durante os três dias em órbita. Será difícil conseguir privacidade, e é aí que a analogia com o acampamento se desintegra um pouco. 

Ao contrário dos campistas aqui na Terra, eles não conseguirão encontrar um local isolado para fazer quase nada. Quase. 

Você deve estar curioso para saber a respeito do banheiro. Sim, eles terão sua privacidade garantida para fazer suas necessidades fisiológicas. “Não é uma tonelada de privacidade. Mas você tem esse tipo de ‘cortina de privacidade’ que corta o topo da espaçonave, então você pode se separar de todos os outros [nesse momento]”, disse o comandante e financiador majoritário da missão, Jared Isaacman, ao Insider. “E também é onde fica a cúpula de vidro. Então, quando as pessoas inevitavelmente tiverem que usar o banheiro, elas terão uma bela vista”.

Não se esqueça: o Olhar Digital transmitirá ao vivo, a partir das 20h15 desta quarta-feira (15), o lançamento da missão Inspiration4 (I4), pela SpaceX. Assista no nosso YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!