Qual a coisa mais legal que já fizeram por você no dia do seu aniversário? A astronauta norte-americana Megan McArthur, que atualmente está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), tem a resposta literalmente “na ponta da língua”: ela recebeu um carregamento especial de sorvete, entregue da forma mais épica possível: por uma espaçonave Dragon da SpaceX.

A espaçonave em questão é parte da missão CRS-23, que chegou à ISS nesta segunda-feira (30), quando Megan completou 50 anos. “Nunca ninguém me mandou uma espaçonave de presente de aniversário. Muito obrigado”, disse ela via rádio após a chegada da Dragon. 

publicidade

Leia mais:

A coincidência das datas foi acidental: a espaçonave levando o presente deveria ter decolado no sábado (28) e chegado à ISS no domingo (29), mas a partida teve de ser adiada devido ao mau tempo na Flórida, onde está localizado o Centro Espacial Kennedy, usado pela Nasa em missões à ISS.

publicidade

O furacão Ida, responsável pelo mau tempo, chegou a ser fotografado por McArthur e seu colega, Thomas Pesquet, no sábado (28). A foto foi postada na conta pessoal da astronauta no Twitter.

McArthur é membro da Expedição 65/66, que chegou à ISS a bordo de uma espaçonave Crew Dragon na missão Crew-2, em 24 de abril. Ela deverá ficar a bordo, junto com seus colegas Thomas Pesquet, Akihiko Hoshide e Shane Kimbrough, até novembro deste ano.

publicidade

A cápsula usada na missão é a Endeavour, que também foi usada na primeira missão tripulada da SpaceX, a Demo-2, em maio de 2020. Um dos tripulantes desta missão foi Bob Behnken, marido de Megan. 

Megan McArthur celebra seu aniversário de 50 anos com seus colegas da Expedição 65/66 a bordo da ISS. Imagem: Megan McArthur / Nasa
Megan McArthur celebra seu aniversário de 50 anos com seus colegas da Expedição 65/66 a bordo da ISS. Imagem: Megan McArthur / Nasa

Além de sorvete, experimentos científicos e hardware para manutenção e expansão da ISS, a CRS-23 também levou limões, tomates-cereja e abacates. Alimentos frescos são enviados a cada missão de carga para diversificar a dieta dos astronautas, baseada em produtos desidratados ou congelados, e também servem para elevar os ânimos da equipe.

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!