Um estudo financiado pela Samsung mostrou que o smartwatch da marca, o Galaxy Watch, pode ajudar pessoas com o Mal de Parkinson. Os benefícios aos pacientes envolvem o gerenciamento da hipotensão ortostática, que é uma forma de queda acentuada na pressão arterial.

A hipotensão ortostática é bastante comum entre os pacientes de Parkinson e aumenta bastante o risco de quedas entre idosos que tenham a doença. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Neurology, uma das principais publicações científicas do campo da neurologia.

publicidade

De acordo com a pesquisa, o uso do smartwatch da Samsung para medição constante da pressão arterial pode auxiliar na detecção de grandes flutuações. Com isso, é possível, além de controlar o Mal de Parkinson, ajudar em novos diagnósticos.

Como foi o estudo

A equipe de pesquisa, que foi comandada pelos médicos Jin Whan Cho e Jong Hyeon Ahn, do Samsung Medical Center, na Coreia do Sul, comparou medidas de pressão arterial coletadas por um Galaxy Watch 3 e por um aparelho de medição de pressão tradicional para comparar a precisão.

publicidade
Medição de pressão arterial
Idosos que participaram do teste tiveram a pressão medida com um aparelho convencional e com o smartwatch ao mesmo tempo. Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado

Os testes contaram com 56 voluntários, com média de idade de 66,9 anos. Cada um ficou com um medidor de pressão em um braço e o smartwatch no outro. A pressão arterial de cada um dos pacientes foi medida com os dois dispositivos três vezes.

Leia mais:

publicidade

Os resultados apontaram que o uso do smartwatch permite que os pacientes com Mal de Parkinson meçam a pressão arterial quando e onde precisarem. Segundo os pesquisadores, o uso de um relógio inteligente permite o rastreamento de qualquer flutuação relevante da pressão arterial.

A hipotensão ortostática é um sintoma bastante comum do Mal de Parkinson, mas é bem difícil fazer a triagem desses sintomas apenas observando os pacientes. Segundo eles, o uso do smartwatch e a medição constante da pressão arterial podem ser importantes para controle e tratamento da doença.

publicidade

Via: Samsung Newsroom

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!