Após 26 das 27 unidades federativas do Brasil terem atualizado dados sobre a vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (24), o Brasil alcançou a marca de 85.349.164 pessoas imunizadas. O número representa que 40,21% dos brasileiros já estão totalmente vacinados.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, formado pelos jornais O Globo, Extra, Folha de S. Paulo e Estadão, além dos portais G1 e Uol. Os números divergem com os do Ministério da Saúde, que mostram que 85.254.118 pessoas receberam as duas doses ou dose única da Janssen.

publicidade

Em relação aos parcialmente vacinados, segundo dados do consórcio, 67,48% da população já recebeu pelo menos uma dose da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer. Essa porcentagem representa 143.948.525 doses aplicadas.

Por que é diferente?

Esses números também divergem com os apresentados no vacinômetro do Ministério da Saúde, que mostram um quantitativo de 143.925.485 pessoas tendo recebido apenas uma dose. A divergência nos dados se dá por conta do horário de atualização das duas plataformas.

Enquanto o consórcio de veículos de imprensa compila os dados obtidos até às 20h de um dia, o Ministério da Saúde fecha o acumulado um pouco mais cedo, às 18h.

Tendência de alta?

Mortes Covid
Média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil tem um pequeno viés de alta no comparativo com as últimas duas semanas. Imagem: Shutterstock

De acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a média móvel de óbitos por Covid-19 teve uma alta de 9,77% no comparativo com sete dias atrás. Hoje, a média está em 584 mortes, contra 532 na semana passada.

Leia mais:

Em relação à média observada há 15 dias, o aumento é ainda maior, com um crescimento de 28,63%. No último dia 10 de setembro, a média móvel de mortes era de 454 óbitos. Porém, esses números podem estar subestimados por conta do feriado prolongado de 7 de setembro.

Via: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!