A empresa Avast, responsável pelo software antivírus de mesmo nome e adquirida recentemente pelo grupo NortonLifeLock, renovou seu visual e lançou um novo produto, que reúne serviços de segurança digital: o Avast One. Os anúncios foram feitos em uma coletiva à imprensa brasileira, onde um relatório sobre o que a empresa chama de Cidadania Digital também foi apresentado.

O pacote Avast One traz o foco da empresa na cibersegurança, combinando tecnologia antivírus com um firewall e recursos de atualização de software. O pacote também oferece proteção de privacidade na forma de uma rede privada virtual (VPN).

Disponível nas versões pagas Individual e Family, o pacote traz recursos como proteção contra spoofing de protocolo de resolução de endereço, sequestro de DNS e ataques de espionagem de webcam. Há também uma versão gratuita do produto, chamada de Avast One Essential.

Por ora, a novidade ainda está limitada aos EUA, Austrália, Reino Unido e Canadá, com projeção de chegar ao Brasil em breve.

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Relatório avalia mudanças de hábito dos cidadãos digitais

Durante o evento, a Avast divulgou seu relatório de Cidadania Digital, apontando as transformações no planeta e no uso da internet em meio à chegada da Covid-19, bem como seus reflexos na segurança. Foram abordados 16.147 usuários online de 17 países ao redor do mundo para a realização do estudo, encomendando para o instituto de pesquisa YouGov, que a conduziu de 15 a 27 de junho.

A análise averiguou o cenário em países como Argentina, Austrália, Brasil, França, Índia, Japão, Rússia, Espanha, Reino Unido e nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, seis em cada dez pessoas no mundo reconheceram a importância crescente da internet durante a pandemia.

No Brasil, este número também se verifica: 80% das pessoas acreditam que a chegada da Covid-19 tornou a internet mais importante em suas vidas. O grau de importância da internet em território nacional, segundo a pesquisa da Avast, varia conforme a densidade demográfica. Em regiões onde a população relativa é menor, a internet foi mais relevante para as vidas das pessoas.

ilustração comparando regiões do Brasil onde a internet foi mais importante e densidade demográfica
(Imagem: Reprodução/Avast)

O relatório da Avast revela que, para 43% das pessoas no Brasil, a internet tornou a pandemia mais suportável. Isso por ter permitido contato social, novas experiências, acesso a serviços importantes e também por ter se tornado uma fonte de inspiração.

No Brasil, 51% usaram a internet para manter contato com os seus entes queridos, com 21% dos entrevistados dizendo que usaram a videochamada pela primeira vez na vida. Para 46% dos usuários brasileiros, a internet os capacitou a experimentar e aprender coisas novas.

Pandemia foi “primeira vez” de videochamadas e compras online

Dentre as atividades que os brasileiros começaram a fazer durante a pandemia, a pesquisa apontou que 25% foram estudos ou aulas virtuais e 21% foram videochamadas com amigos e familiares. Compras online foram novas atividades para 21% dos brasileiros.

Já com relação às atividades que os brasileiros realizaram com mais frequência durante a pandemia, destacam-se assistir a vídeos, filmes ou séries (52%) e bate-papo por vídeo com mais regularidade (49%).

Pessoa de máscara usando notebook para videochamada para ilustrar que a Covid-19 fez a internet ser mais importante para os brasileiros, segundo pesquisa da Avast
Imagem: Edward Jenner/Pexels/CC

Em recortes por idade, enquanto os mais novos, entre 18 e 24 anos, tiveram estudos ou aulas virtuais como mais importante (para 37%), os mais velhos, com idade acima dos 65 anos, viram a internet como mais importante para acessar serviços bancários online (47%).

Ao mesmo tempo, a mídia social está ganhando popularidade entre aqueles com mais de 65 anos, com 43% dessas pessoas mais velhas afirmando que o uso da internet aumentou com a pandemia. 88% dos brasileiros nesta faixa etária têm perfil no Facebook e 73% dos brasileiros acima dos 65 anos afirmam usar as redes sociais pelo menos uma vez por dia.

Aliás, de acordo com a pesquisa, serviços bancários digitais foram a atividade mais importante para vários recortes. Mais precisamente, foi registrado: idade de 35 a 44 anos (39%), de 45 a 55 anos (44%) e de 55 a 64 anos (46%).

Segurança começa a tomar prioridade, diz Avast

Na pesquisa realizada, a empresa afirma ter identificado como os danos do ambiente online foram além dos problemas de segurança. Agora, ameaças graves à privacidade e à identidade das pessoas também fazem parte das preocupações no uso da internet.

O relatório da Avast mostra que as pessoas se entretêm na internet, mas se preocupam com a sua segurança e privacidade. A maioria dos usuários digitais no Brasil (89%) afirma que a proteção de seus dados é muito importante para eles. No entanto, menos da metade (48%) dos brasileiros afirma ter forte confiança nas leis de proteção de dados.

As preocupações com a segurança e a privacidade impediram 78% dos brasileiros de fazer algo no ambiente online. Mulheres (82% contra 74% dos homens) e pessoas com idade entre 18 e 24 (72%) representam os grupos demográficos mais preocupados.

Segundo o estudo da Avast, 29% dos brasileiros optaram por não se registrar em certas contas virtuais que requerem dados pessoais. Além disso, cerca de três em cada dez (29%) dos entrevistados no país disseram não usar banco online e 31% se abstiveram de usar Wi-Fi público.

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