Estreia nesta quinta-feira (30) o filme ‘Ainbo – A Guerreira da Amazônia’, uma produção peruana, holandesa e norte-americana distribuída pela Paris Filmes. A animação em 3D é a estreia do cineasta José Zelada, que escreveu produziu e dirigiu o longa. Ao lado dele, Richard Claus também trabalhou como diretor.

Apesar de infantil, o filme é uma boa pedida para toda a família. Ele trata de temas importantes e alguns até complicados de direcionar às crianças de uma maneira suave e muito bela. Além disso, ‘Ainbo – A Guerreira da Amazônia’ tem imagens muito bonitas.

publicidade

Leia mais:

Mas, ao filme! Primeiro, é preciso saber que Ainbo, a personagem título, é uma garota indígena aventureira, nascida na Floresta Amazônica. Uma caçadora em treinamento, ela ainda é muito ingênua, mas muito alegre. Ela mora em uma aldeia assolada por um espírito maligno, o Yakuruna. Por isso, a menina precisa buscar a solução com ajuda dos seus bons guias espirituais, Dillo e Vaca.

publicidade

Logo no começo da história, infelizmente, Ainbo sofre uma grande perda. A jovem caçadora vê sua mãe de criação morrer por causa do Yakuruna, após saber a verdade sobre o que aconteceu a sua mãe biológica. O filme é muito cuidadoso ao mostrar a despedida de um ente querido, tendo carinho com o espectador.

Ainbo também é a melhor amiga da princesa Zumi, que aos 13 anos precisa assumir as funções do pai, que se encontra doente. A relação das duas é retratada na tela de modo que é possível ver que as amizades nem sempre são perfeitas, mas, haja o que houver, uma estará presente para proteger a outra.

publicidade
Ainbo - A Guerreira da Amazônia
Cenas do filme ‘Ainbo – A Guerreira da Amazônia’, que conta ainda com o clássico de filmes infantis favorito de todas as idades: animais falantes! Imagem: Paris filmes/Divulgação

São várias lições apresentadas. Com Dillo e Vaca, por exemplo, Ainbo aprende que não vai receber tudo já feito e que precisa ser dona do seu caminho. Os guias espirituais também mostram que a ajuda vem de lugares inesperados. Em outras partes, a garota indígena é quem ensina uma lição sobre o perdão.

Já o vilão Yakuruna é personificado na ganância do homem branco, que desmata e busca apenas as riquezas que a região da aldeia pode proporcionar. Sutilmente, o ‘Ainbo – A Guerreira da Amazônia’ passa uma mensagem de preservação.

publicidade

Como um afago no espectador, o desenho animado infantil entrega uma história despretensiosa, mas cheia de belezas e encantos, encerrando com uma emocionante jornada espiritual.

Confira trailer e sinopse de ‘Ainbo – A Guerreira da Amazônia’:

Ainbo é a história de uma jovem garota que nasceu e cresceu nas profundezas selva da Amazônia na aldeia de Candamo. Um dia ela descobre que sua terra natal está sendo ameaçada e percebe que há outros humanos além de seu povo no mundo. Usando a ajuda de seus guias espirituais, o tatu magricelo “Dillo” e a anta corpulenta “Vaca”, ela embarca em uma jornada para buscar a ajuda do mais poderoso Espírito Materno da Amazônia, a tartaruga “Motelo Mama”. Enquanto ela luta para salvar seu paraíso contra a ganância e exploração ilegal da mineração de ouro, ela também briga para reverter a destruição e o mal iminente do “Yacaruna”, o demônio mais sombrio que vive na Amazônia. Guiada pelo espírito de sua mãe, Ainbo está determinada a salvar sua terra e seu povo antes que seja tarde demais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!