PL no Reino Unido quer mandar desligar carregadores de EV em horários de pico

Carregadores de carros elétricos funcionariam somente entre 8h e 11h e 16h e 22h no Reino Unido; legislação entra em vigor a partir de 2022
Por Lucas Berredo, editado por Gabriel D. Lourenço 01/10/2021 20h03, atualizada em 28/04/2023 14h02
Carregador de veículo elétrico
Buffaloboy/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um projeto de lei no Reino Unido visa impor o desligamento dos carregadores domésticos de EVs (veículos elétricos) em horários de pico para evitar sobrecarregamentos e blecautes.

A lei, proposta pelo secretário de Transporte, Grant Shapps, estipula que os carregadores fiquem inativos por até nove horas por dia. A medida seria válida tanto para uso doméstico quanto no uso profissional.

De acordo com a legislação, a partir de 30 de maio de 2022, os novos carregadores no Reino Unido — chamados de “carregadores inteligentes” pelo governo — terão que vir com conexão de internet e predefinições que limitem sua capacidade de funcionamento. Neste caso, os carregadores só poderiam funcionar das 8h às 11h e das 16h às 22h.

Além das nove horas de pausa, as autoridades também planejam impor um “atraso gerado aleatoriamente” de 30 minutos em carregadores de determinadas áreas para evitar picos excessivos.

Leia mais:

Carregadores em estações públicas e rodoviárias do Reino Unido estão isentos

O governo britânico acredita que tais medidas ajudarão a prevenir blecautes na rede elétrica. Apesar disso, a gestão Boris Johnson explica que carregadores públicos e rodoviários do Reino Unido estarão isentos da lei.

A partir de 2030, mais de 14 milhões de carros elétricos estarão nas ruas britânicas. De acordo com o Departamento de Transporte, existe o risco de muitos EVs serem carregados após os proprietários chegarem do trabalho e, por isso, a justificativa para uma legislação mais dura.

O governo britânico também alega que a lei poderá ajudar os motoristas a economizar custos. Isso porque o carregamento seria feito agora fora dos horários de pico noturno, quando as tarifas de energia elétrica são mais baratas.

Nos próximos anos, a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) também deve atenuar a possibilidade de sobrecarga na rede elétrica com carregadores inteligentes mais compatíveis. Neste regime, é possível realizar o chamado carregamento bidirecional, em que a bateria do carro pode ser utilizada também para fornecer energia a terceiros, seja outro automóvel ou mesmo uma residência.

Via InsideEVs

Imagem: Buffaloboy/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Gabriel D. Lourenço é redator(a) no Olhar Digital