Após o lançamento mal sucedido (para não dizer pavoroso) de ‘eFootball 2022‘ na última quinta-feira (30), a Konami se manifestou nas redes sociais sobre a resposta negativa que recebeu dos jogadores e da mídia especializada. A desenvolvedora se desculpou com os jogadores pelos erros na jogabilidade e nos gráficos, comprometendo-se em consertar bugs e outros problemas do sucessor do ‘PES 21’ com uma atualização já em outubro.
“Após o lançamento de ‘eFootball 2022’, recebemos uma série de feedbacks e pedidos relacionados ao balanceamento do jogo, incluindo a velocidade dos passes e controle defensivo. Gostaríamos também de esclarecer que houve relatos de problemas de experiência com vídeos, expressões faciais, movimentação e o comportamento da bola”, explica a empresa em nota.
“Pedimos desculpas pelos problemas e queremos garantir a todos que estamos tomando as medidas para corrigir a situação. O jogo terá atualização contínua, a qualidade será aumentada e o conteúdo será adicionado de forma constante. Preparamos uma atualização para outubro e receberemos a opinião de usuários a partir de questionários. Faremos o possível para satisfazer o máximo possível e esperamos ter o seu suporte para ‘eFootball 2022′”, declarou.
Rostos “bugados” e nada parecido com os jogadores reais, física dos corpos dos atletas da mesma forma longe da realidade, falhas grotescas, além de uma jogabilidade muito abaixo do padrão da franquia que, um dia, já foi a maior do mercado, marcaram negativamente o lançamento oficial do ‘eFootball’. Enquanto a crítica especializada considerou a proposta free to play um “fiasco”, fãs aproveitaram o “show de horrores” para fazer muitos, mas muitos memes nas redes sociais.
A manifestação da Konami foi motivada pela péssima recepção do game, que atualmente é o título com a menor avaliação de um jogo na plataforma Steam, além de rejeição recorde do público. Vale ressaltar que o jogo esteve por dois anos em desenvolvimento e foi lançado de forma gratuita com uma nova engine como estratégia para “bater de frente” com a soberania de ‘FIFA’ no mercado – que, de acordo com review do Olhar Digital, “evolui na nova geração de consoles com gráficos incríveis”.
Leia mais:
- ‘eFootball’: Konami é alvo de críticas e rejeição recorde no game de futebol
- UFL: novo jogo de futebol chega para brigar com Fifa e eFootball
- Review: ‘FIFA 22’ pouco inova, mas evolui na nova geração de consoles com gráficos incríveis
Uma marca revolucionária, antes chamada de ‘Winning Eleven’ e ‘Pro Evolution Soccer’, o ‘eFootball’ decepcionou uma legião de fãs de todas as idades. Mesmo com a troca de um título pago para um serviço gratuito, o lançamento do jogo afastou a própria comunidade, que costumava ser bem fiel ao game apesar dos concorrentes, e os curiosos que poderiam testar.
De qualquer forma, o ‘eFootball 2022 está disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One e PC, seguido por versões futuras para dispositivos móveis iOS e Android. Leia a nota da Konami na íntegra:
“Depois do lançamento do eFootball 2022, nós recebemos muitas reclamações e pedidos sobre o balanceamento do jogo, que inclui a velocidade do passe e a mecânica da defesa. Nós gostaríamos também de avisar que sabemos dos problemas que alguns usuários sofreram com cut-scenes, expressões faciais, movimento dos jogadores e o comportamento da bola.
Nós sentimos muito pelos problemas e queremos garantir a todos que vamos levar essas questões a sério e nos esforçar para consertar essa situação atual.
Esse trabalho será atualizado continuamente, a qualidade vai evoluir e o conteúdo será adicionado consistentemente. A partir da próxima semana, vamos preparar uma atualização em outubro, enquanto recebemos mais opiniões através de questionários aos nossos usuários.
Faremos o nosso máximo para satisfazer a maior quantidade de usuários possíveis e esperamos contar com seu apoio ao eFootball 2022.”
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!