Epic Games libera serviços de privacidade para crianças para desenvolvedores

A partir de agora, os desenvolvedores vão poder usar gratuitamente o serviço da Epic Games que visa manter a segurança das crianças nos jogos
Por Karoline Albuquerque, editado por Renato Mota 01/10/2021 19h45, atualizada em 01/10/2021 22h50
Criança jogando videogame/computador
Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Epic Games anunciou, na quinta-feira (30), que os serviços de privacidade para crianças agora são gratuitos para os desenvolvedores. Com isso, quem faz os jogos destinados ao público infantil passa a ter acesso aos serviços de verificação de pais da empresa, facilitando a construção desses games.

A ideia da companhia é manter as crianças seguras online. Para isso, a Epic Games comprou a SuperAwesome, uma empresa de tecnologia de segurança infantil. Com ela, a empresa alavancou o programa Kids Web Services (KWS), ou Serviço de Web para Crianças, em português.

Leia mais:

O KWS permite aos desenvolvedores que a identidade dos pais ou responsáveis seja verificada ao conceder permissão para os filhos usarem recursos que coletam informações pessoais. Depois que da verificação do adulto pelo sistema, os pais passam a ser parte do “ParentGraph”. Assim, outros jogos têm a verificação simplificada.

De acordo com a Epic Games, o sistema não só protege as crianças e os pais, mas também reduz o processamento de dados pessoais, já que o adulto responsável só precisa fornecer detalhes de verificação uma vez. Tim Sweeney, CEO da companhia, destacou que esse metaverso será feito através de diferentes experiências e não terá o controle de uma empresa.

Nintendo Switch. Imagem: giuseppelombardo / Shutterstock.com
Agências reguladoras pelo mundo buscam leis para garantir a segurança das crianças na internet. Imagem: giuseppelombardo / Shutterstock.com

“Isso exigirá que todos nós, que estamos construindo um rumo para esse futuro, criemos experiências que não sejam apenas interoperáveis, mas também levemos em consideração a segurança de nosso público, independentemente de sua idade”, destacou.

Para Sweeney, com o KWS gratuito, mais desenvolvedoras vão criar experiências digitais mais seguras. Além disso, os pais se tornam capacitados para fazer as escolhas que se enquadram melhor para suas respectivas famílias.

“Reguladores de todo o mundo lideraram o processo ao introduzir leis destinadas a tornar a Internet mais segura para crianças. Compartilhamos essa visão e queremos tornar a conformidade uma realidade acessível para desenvolvedores e criadores de todos os tamanhos”, completou Dylan Collins, fundador do SuperAwesome.

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital