Um oftalmologista americano recentemente relatou que está usando a câmera macro do iPhone 13 para acompanhar o processo de recuperação dos pacientes. O Dr. Tommy Korn apontou em um post do LinkedIn que é possível tirar fotos extremamente detalhadas dos olhos usando o macro do iPhone 13, o que possibilita observar e manter um registro da saúde de seus pacientes.
“Estou usando iPhone 13 Pro Max para fazer fotos MACRO de olhos esta semana”, Korn escreveu. “Estou impressionado. Isso pode inovar o atendimento e consultas oftalmológicas por videochamada. Estou ansioso para ver até onde podemos ir… As fotos são da recuperação de uma abrasão em transplante de córnea, usadas com permissão do paciente. PS: Essa ‘câmera pro’ inclui um app de telefone também!”



Mas alguns profissionais da área apontaram que o oftalmologista deveria estar usando lentes macro DSLR profissionais em vez de um iPhone 13. Em uma entrevista para o site Petapixel, Korn explicou melhor seu método.
“Há uma confusão sobre se a câmera [do iPhone] vai substituir outros exames ou câmeras maiores”, o médico esclareceu. “Digamos que você tem um problema ocular e precisa consultar um médico, e você volta para uma consulta seis meses depois e pergunta ‘ei, como está em comparação com a última vez?’ Você acha que o médico vai lembrar? Não vai. Ele precisa consultar notas e descrições verbais.”
“Estou usando [a câmera macro do iPhone 13] para documentação”, Korn continuou. “Assim tenho informação suficiente para saber se é algo sério ou não.”
Leia mais:
- iPhone 13 recebe 35% mais energia do carregador, com até 27 watts
- Terapia online: conheça as vantagens e regras do atendimento virtual
- Como a tecnologia está ajudando o setor da saúde durante a pandemia
Korn acrescentou que os pacientes também podem usar o iPhone 13 para mandar fotos de seus olhos em consultas por videochamada. Com isso, o oftalmologista pode saber quem precisa de atendimento presencial e quem pode continuar o tratamento em casa.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!