Cada vez mais, o futuro da mobilidade aérea urbana aponta para a adoção dos VTOLs — ou como no jargão popular, os “carros voadores”. E já no princípio da onda, surgem as primeiras opções premium para o setor. É o caso do modelo Vy 400R, da Transcend Air, um VTOL para voos de luxo que promete mesclar no serviço a agilidade de um helicóptero com a velocidade e o conforto de um jato privado.
Com um projeto aerodinâmico de asa inclinada, o Vy 400R foi construído para fornecer alto desempenho, alcançando velocidade máxima de 660 km/h (ou 356 nós) e autonomia de 880 km/h. Atualmente, há apenas 40 unidades desta aeronave, que não deve demorar muito tempo para substituir os jatinhos como transporte aéreo preferido dos ricos. O preço é de US$ 6 milhões (aproximadamente R$ 33,1 milhões, sem taxa de importações).
De acordo com a Transcend, o VTOL de luxo consegue fazer um voo de Los Angeles a San Francisco, cuja linha aérea mais curta é de 559,1 km/h, em 55 minutos. Para se ter uma ideia, uma viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro, com distância de 357,4 km/h, duraria 35 minutos com o veículo.
Já por dentro, a construção da aeronave é bastante simples, excluindo tubulações de alimentação ou filtros hidráulicos. O propulsor é um turbogerador GE Aviation CT7-8 com 2.500 cavalos-vapor de potência.

VTOL de luxo possui certificação para SAF
O Vy 400R também é certificado para SAF (combustível de aviação sustentável). Recentemente, a Transcend se associou à Prometheus Fuels, que vai fornecer SAF tanto para o VTOL para voos de luxo quanto a frota de aviões particulares da empresa.
“Nosso serviço de transporte aéreo oferecerá custos de porta a porta mais baratos do que uma companhia aérea e reduzirá o tempo de viagem em mais de dois terços”, explica Gregory Buell, CEO da Transcend.

Por último, no que se trata de espaço interno, este VTOL traz um design inspirado em carros de corrida, combinando bancos leves e modernos com decoração premium. Versátil, rápido e sustentável, o Vy 400R da Transcend tem tudo para ser a aeronave particular do futuro. O lançamento está previsto para 2025.
Via Auto Evolution
Leia mais:
- Motor GE impresso em 3D é a primeira novidade turboélice em décadas
- Avião cinco em um da Royal Air Force (RAF) se transforma conforme a missão
- Pela primeira vez na história, jetpack é vendido para militares
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!