A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) está convidando o público a participar virtualmente do lançamento da missão Lucy, que irá estudar vários asteroides em busca de mais informações sobre a origem e composição do sistema solar.
O lançamento está programado para as 6h16 do sábado, 16 de outubro (horário de Brasília), com decolagem a partir do Complexo de Lançamento Espacial 41 da Estação da Força Espacial dos EUA em Cabo Canaveral, na Flórida. A sonda será transportada ao espaço por um foguete Atlas V 401 da United Launch Alliance (ULA).
A Nasa fará uma transmissão ao vivo a partir das 6h em seu canal do YouTube, seu app e seu site. Além disso, haverá uma entrevista coletiva antes do lançamento, no dia 13 às 14h, e coletivas sobre a ciência e engenharia da missão no dia 14 às 14h e 16h.

Em sua missão de 12 anos de duração, Lucy irá explorar um número recorde de asteroides, entre eles um chamado 52246 Donaldjohanson, localizado no cinturão de asteroides principal entre Marte e Júpiter, e seis asteroides troianos, que orbitam 60º à frente de Júpiter. São eles: Eurybates, Polymele, Leucus, Orus, Patroclus e seu satélite Menoetius.
O caminho da espaçonave a trará de volta à Terra três vezes para executar uma manobra de “assistência gravitacional”, onde ganhará velocidade para alcançar os alvos subsequentes. Com isso, ela se tornará a primeira espaçonave na história a retornar do sistema solar exterior para o nosso planeta.
Leia mais:
- Cientistas descobrem origem do asteroide que extinguiu os dinossauros
- Asteroide Bennu tem pequena chance de colidir com a Terra
- Asteroid Day aborda riscos de colisão de um asteroide com a Terra
A missão Lucy foi batizada em homenagem a um fóssil de um ancestral dos humanos modernos, uma fêmea de Australopithecus Afarensis, descoberto em 1974 na África pelo paleoantropólogo Donald Johanson (que foi homenageado com o asteroide já citado).
Os cientistas esperam que o estudo dos asteroides revele “fósseis da formação planetária” de nosso sistema solar. O fóssil Lucy, por sua vez, foi batizado em homenagem à música “Lucy in the Sky with Diamonds”, dos Beatles, que tocava no rádio no momento da descoberta.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!