Marcado inicialmente para esta terça-feira (12), o voo do segundo grupo de turistas espaciais da Blue Origin foi adiado para o dia seguinte, devido a preocupações com o clima. Portanto, o ator William Shatner, o eterno Capitão Kirk, de Star Trek, que será um dos tripulantes, terá de aguardar mais um pouquinho para conhecer a “fronteira final”.

De acordo o tweet postado neste domingo (10) pela Blue Origin, a nave New Shepard, que levará Shatner e três outras pessoas ao espaço em um voo suborbital, será lançada às 9h30 EDT (10h30 da manhã, pelo horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site da empresa. O Olhar Digital também transmitirá o lançamento nas nossas redes sociais e aqui no site.

Essa missão é denominada NS-18, por ser o 18º voo geral do New Shepard. Na primeira missão tripulada, que decolou em 20 de julho, o veículo levou o fundador da Blue Origin, Jeff Bezos, seu irmão Mark, a pioneira da aviação Wally Funk e o estudante holandês Oliver Daemen a uma breve excursão ao espaço.

Leia mais:

William Shatner será a pessoa mais velha a viajar para o espaço

No voo de quarta-feira, além de William Shatner (que, aos 90 anos, baterá o recorde de Wally Funk como pessoa mais velha a viajar para o espaço), estarão a bordo outros três tripulantes. 

William Shtner, como Capitão James T. Kirk, de Star Trek: ator voará com a Blue Origin para o espaço nesta quarta-feira (13). Imagem: CBS

Audrey Powers, funcionária da Blue Origin que é supervisora de operações de voo, manutenção de veículos, lançamento, pouso e infraestrutura de suporte em solo da New Shepard é um deles. Os outros dois são Chris Boshuizen, cofundador da empresa de observação da Terra Planet Labs, e Glen de Vries, vice-presidente de ciências da vida e saúde na empresa de software francesa Dassault Systèmes. 

Do lançamento ao pouso no deserto do Texas, a viagem deve durar pouco mais de 10 minutos.

Segundo o site Space, a Virgin Galactic, principal concorrente da Blue Origin na indústria de turismo espacial suborbital, está vendendo assentos a bordo de seu avião espacial VSS Unity por US$450 mil cada (algo em torno de R$2,48 milhões). A Blue Origin não revelou o preço de uma passagem para voar no New Shepard. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!