Páginas de memes com um tom bem humorado são bastante populares no Instagram. Aqui no Brasil, nós temos algumas com mais de 1 milhão de seguidores. Com isso, essas páginas se tornam uma fonte de renda para seus administradores, com a criação, por exemplo, de posts publicitários.

Mas desde março deste ano, administradores de grandes páginas de memes dos EUA têm acusado o Instagram de remover suas contas sem motivo. Um dos administradores da página “soaking wet angel” (“Anjo Encharcado”, em tradução livre) escreveu um artigo falando sobre seus banimentos.

publicidade

Leia mais:

No texto, publicado originalmente no Mashable, o administrador da soaking wet angel, que se apresenta apenas como “admin Árabe”, diz que sua página foi desativada pela primeira vez em março deste ano. Desde então, ele apelou algumas vezes, mas sequer recebeu uma resposta.

publicidade

Desde então, ele alega ter criado pelo menos outras cinco contas, todas com o mesmo nome, mas com um número, para dar a entender que a anterior havia sido excluída. O administrador diz que não importa quantas apelações ele faça, nenhuma é respondida pelo Instagram.

Não é um caso isolado

Porém, a experiência da soaking wet angel não é algo pontual quando se trata de páginas de memes no Instagram. Um site chamado “Deleted in 2020” reúne uma série de casos parecidos, que vão desde páginas de memes, até usuários comuns que tiveram suas contas removidas da plataforma.

publicidade

A intenção do site é demonstrar como o sistema de análise de violação de regras do Instagram pode ser falho. A página mostra contas que foram banidas corretamente, por ter postado conteúdos como nudez explícita, mas, outras foram penalizadas por postagens bem neutras, como obras de arte.

“Zuckada”

Pessoas que perdem suas páginas ou perfis costumam chamar as remoções de “Zuckadas”, em referência ao CEO do Facebook. Crédito: Senado dos EUA/Divulgação

Por conta das regras rígidas e, muitas vezes arbitrárias e difíceis de compreender do Instagram e do Facebook, não é incomum que páginas de memes tenham uma conta reserva. Existe até um termo para descrever a queda de páginas: “Zuckada”, em referência ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

publicidade

Para os criadores de memes, isso é algo cansativo, já que muitos monetizam o conteúdo e uma exclusão pode significar a perda de uma base de seguidores que jamais voltará ao mesmo patamar.

O Instagram, por sua vez, diz que a medida visa proteger seus usuários. Em uma nota enviada ao Buzzfeed News em agosto deste ano, um porta-voz da empresa disse que: “o Instagram está ativamente tentando melhorar seu sistema de revisão interna”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!