O WhatsApp lançou oficialmente nesta quinta-feira (14) seu novo recurso de backups criptografados de ponta a ponta. Com isso, o conteúdo do mensageiro que for armazenado no iCloud ou no Google Drive vai ser ilegível sem uma chave de criptografia.

“Backups criptografados de ponta a ponta para o WhatsApp começando a ser lançados hoje. Orgulhoso da equipa por continuarem a liderar a segurança para as vossas conversas privadas.”, disse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg em comunicado.

publicidade

End-to-end encrypted backups for WhatsApp starting to roll out today. Proud of the team for continuing to lead on security for your private conversations.

Publicado por Mark Zuckerberg em Quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Backups criptografados do WhatsApp

De acordo com a empresa, se optar pelos backups criptografados ninguém além do usuário vai ter acesso às conversas armazenadas na nuvem, nem mesmo o próprio WhatsApp. Após criar a senha, a chave será armazenada em um módulo de segurança físico mantido pelo Facebook.

Apenas após digitar a senha correta é que a chave é desbloqueada e vai poder descriptografar o conteúdo do backup. O hardware vai estar localizado em data centers do Facebook em todo o mundo para proteção contra interrupções na Internet.

publicidade

“Este é um grande avanço no quesito privacidade, particularmente na escala de mais de 2 bilhões de usuários que enviam mais de 100 bilhões de mensagens por dia. O WhatsApp acredita que os backups criptografados concederão aos usuários um avanço significativo na segurança de suas mensagens pessoais”, disse a empresa.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!