A empresa de bicicletas elétricas holandesa VanMoof anunciou hoje a VanMoof V, uma e-bike que promete alcançar uma velocidade máxima de até 50 km/h. Trazendo recursos como configuração de motor duplo com tração nas duas rodas, a bicicleta é projetada para uso em longos trajetos dentro das cidades, de modo que o ciclista se sinta como parte do tráfego urbano.

A e-bike contará com suspensão dianteira e traseira, além de pneus grossos para uma condução mais suave, segundo a empresa, independentemente da velocidade ou distância. Como tecnologias próprias da VanMoof inseridas na bicicleta, temos uma aceleração extra chamada Turbo Boost e um travamento sem chave Kick Lock.

publicidade
e-bike VanMoof V
Prevista para 2022, motor duplo pode fornecer até 1 kW de potência (Imagem: Divulgação/VanMoof)

A aceleração proporcionada pelos motores da e-bike será acompanhada por um controle adaptável desenvolvido pela empresa holandesa, capaz de responder às condições de pilotagem com troca automática de marchas. Ao todo, a configuração de motor duplo pretende fornecer até 1 kW, já a bateria da bicicleta deverá fornecer 700 Wh internos.

O modelo ainda está em fase de conceito. Por ora, o estilo da e-bike está representado em ilustrações, que trazem um design futurista e estrutura em liga de alumínio.

A VanMoof V será desenvolvida ao longo do ano que vem, tendo seu lançamento programado para o final de 2022.

Muito rápida, porém dentro da lei

e-bike super-rápida da VanMoof
Modelo deve se encaixar na lei de ciclomotores do Brasil. (Imagem: Divulgação/VanMoof)

A VanMoof informa que suas bicicletas super-rápidas devem chegar aos ciclistas já configuradas para corresponderem com as regulamentações de cada país. Aqui no Brasil, a bike elétrica provavelmente precisaria de habilitação para pilotagem, já que alcança velocidade máxima de 50 km/h e entraria na lei dos ciclomotores.

Entretanto, o mercado para o qual a empresa holandesa pretende disponibilizar a VanMoof V está limitado à própria Holanda, além de Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos e Japão. Os interessados nesses países podem aderir a uma lista de espera, enquanto que as pré-reservas já estão disponíveis por 20 Libras (aproximadamente, R$ 154 hoje) para convidados.

O preço esperado para a e-bike é de 2.998 Libras (algo acima dos R$ 23 mil, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas). Se em um futuro próximo a VanMoof trouxer sua nova bicicleta para as ruas brasileiras, esse valor estará na faixa premium.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.