A desenhista industrial alemã Rebecca Weiss desenvolveu um dispositivo inovador e que pode ser a solução para homens que não desejam ser pais. Trata-se de uma espécie de “banho” ultrassônico para os testículos, que pode funcionar como o tão aguardado anticoncepcional masculino.

Atualmente, o planejamento familiar e os métodos contraceptivos são muito baseados nas mulheres. Um exemplo disso são as pílulas anticoncepcionais e o dispositivo intrauterino (DIU). Os homens, por sua vez, não possuem uma opção parecida para contracepção de médio e longo prazo.

publicidade

Leia mais:

Poucas opções para os homens

Hoje, a única coisa que pode ser chamada de “anticoncepcional masculino” é a vasectomia. A cirurgia é bastante segura e eficaz para prevenir a paternidade. Porém, a reversão da cirurgia é algo bastante complexo, então, os homens precisam pensar muito bem antes de se submeter a essa intervenção.

publicidade

Com isso em mente, Weiss pensou em um método contraceptivo masculino. O insight da designer industrial veio depois que ela se viu com sérios problemas de saúde. A inventora desenvolveu células cancerígenas no colo do útero em decorrência do uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Com esse diagnóstico, Weiss se viu impedida de utilizar qualquer medicamento que carregasse hormônios femininos na fórmula, como progesterona e estrogênio. Sem opções no mercado, ela decidiu inventar o que poderia ser a solução para os problemas dela e de muitas outras mulheres.

publicidade

Com vocês, o Coso

O Coso, que é como Rebecca Weiss batizou seu invento, tem a aparência de uma banheira e o tamanho de uma caneca. Ele emite ondas de ultrassom, que interrompem temporariamente a regeneração dos espermatozóides por até duas semanas.

Com isso, a contagem de esperma do usuário fica bastante baixa, o que torna o produto uma espécie de anticoncepcional masculino, já que deixa a pessoa livre para fazer sexo, sem o risco de engravidar a parceira, durante cerca de 15 dias.

publicidade
Dispositivo que pode se transformar no anticoncepcional masculino
Dispositivo promete ser de fácil utilização e indolor. Crédito: Rebecca Weiss/Divulgação

A utilização é bastante simples, para ativar as ondas de ultrassom, o usuário precisa encher o Coso com água morna e colocar os testículos dentro. Até o momento, o mecanismo obteve sucesso nos testes com animais, mas ainda não foi aplicado em humanos.

Próximos passos

Além de designer industrial, Rebecca Weiss também estudou fertilidade masculina como parte de seu trabalho de conclusão de curso na Universidade Técnica de Munique. Agora, ela busca financiamento para seguir com suas pesquisas e evoluir para os testes em humanos.

A inovação, inclusive, foi premiada com o prêmio internacional James Dyson, que é um dos prêmios mais importantes das áreas de engenharia e desenho industrial.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!