Em ritmo de mudanças, com novo logo e slogan, a Kia anunciou o SUV Stonic. Com motorização híbrida, o compacto deve chegar ao Brasil em novembro, como um dos passos da montadora junto ao seu processo de manufatura sustentável por meio do uso de energias limpas e materiais reciclados.
O Kia Stonic é baseado na mesma plataforma do Hyundai Kona, trazendo um uma característica leve, sendo o primeiro carro da marca (que também mudou seu nome corporativo, retirando a palavra “Motors” e se tornando somente Kia, ou Kia Corporation) a ostentar o novo logo.
Por falar neste novo logo, ele foi lançado globalmente no início do ano. Em um evento na Coreia, o lançamento contou com uma exibição recorde de drones em acrobacias pirotécnicas que podem ser vistas no vídeo abaixo.
Sistema híbrido com motor TGDI 1.0
Baseado em um conjunto elétrico de 48V, o sistema híbrido pode auxiliar na redução do consumo, desligando o motor a combustão quando o veículo está em velocidade de cruzeiro (a até 125 km/h). Seu propulsor a gasolina 1.0 turbo de três cilindros oferece 120 cv, com injeção direta de combustível (Turbocharged Gasoline Direct Injection, ou TGDI).
Este motor TGDI é semelhante ao existente no HB20 e no Creta. O câmbio automatizado de dupla embreagem do Stonic possui 7 marchas. Além disso, o carro possui tecnologia de regeneração que transforma a energia que gasta nas frenagens em eletricidade para a bateria.
O Kia Stonic já teve seus dados de consumo divulgados pela tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro e recebeu nota B na classificação geral. Em quatro acabamentos (LX, EX, SX e GT), o SUV híbrido será vendido no Brasil com consumo médio de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada.
Leia mais:
- Kia Carnival, SUV de luxo Espaçosa, chega ao mercado brasileiro
- Jornalista dirige carro elétrico Kia EV6 às cegas, usando apenas câmeras
- Saiba quais são os carros elétricos mais baratos que você pode comprar em 2021
A Kia está se transformando
O lançamento e as mudanças na Kia fazem parte de uma nova proposta, onde a empresa deixa de se apresentar como uma fabricante de carros e passa a oferecer soluções de mobilidade. Iniciativas focadas na mobilidade como serviço (MaaS) estão nos planos da empresa, a exemplo da oferta de carro por assinatura, entre outros modelos de negócio.
Até 2027, a Kia pretende colocar no mercado sete veículos elétricos, em paralelo com suas projeções em manufatura sustentável e uso de energias limpas. O EV6, cupê de quatro portas da empresa lançado em março, faz parte dessa nova movimentação.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.