Normalmente os “bagres elétricos”, também conhecidos como Peixes-gato de Wels ou Siluros, são de cor escura, num tom preto-esverdeado, com manchas amareladas nas laterais. No entanto, um exemplar da espécie encontrado na Holanda foge totalmente do padrão: ele é amarelo brilhante.

Martin Glatz segurando o bagre amarelo. Animal tem condição genética rara. Imagem: Oliver Glatz

“Eu nunca tinha visto um bagre assim antes”, disse o pescador profissional Martin Glatz ao Live Science. “Ainda estou impressionado com isso”.

publicidade

Como uma enorme banana com guelras, o peixe foi capturado por Glatz, que estava pescando com seu irmão gêmeo Oliver em um lago. Eles já pescaram muitos bagres na vida – mas nenhum como este, o que inicialmente os deixou em pânico. 

De acordo com o site Field & Stream, o Siluro é um peixe nativo de lagos e rios em toda a Europa, conhecido por seu enorme tamanho. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), eles podem crescer até pelo menos 2,7 metros de comprimento e pesar quase 130 kg.

publicidade

Leia mais:

Bagre com leucismo foi devolvido à água

Dificilmente, encontra-se um exemplar da cor desse pescado pelos irmãos Glatz. Segundo a NOAA, o bagre com corpo amarelo provavelmente tem leucismo, uma doença genética rara que causa uma redução da pigmentação da pele e do cabelo. Essa condição é diferente do albinismo, pois não afeta os olhos do animal.

publicidade

Embora estranhos e bonitos aos olhos humanos, os animais leucísticos normalmente enfrentam uma desvantagem na natureza. Com seus corpos claros, às vezes brilhantes, eles se destacam mais para os predadores e podem ser alvos mais fáceis do que seus primos totalmente pigmentados.

O bagre encontrado na Holanda parece ter escapado de uma morte prematura – e pode viver para crescer ainda mais. Depois de tirar algumas fotos, os irmãos soltaram o peixe de volta na água, na esperança de que ficasse “muito grande”, talvez dando a outro pescador uma surpresa ainda maior em expedições futuras.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!