O vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, está “mais ativo do que nunca”, de acordo com as autoridades vulcanológicas da Espanha. Segundo elas, o colapso parcial da cratera do vulcão gerou novos fluxos de lava que ameaçam se despejar em áreas anteriormente não afetadas pela erupção, que já dura mais de cinco semanas.

Leia também

publicidade

O Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias chamou de “uma fonte gigante de lava” um novo rio de rocha derretida que foi ejetado do Cumbre Vieja, segundo comunicado da última segunda-feira (25). “Estamos em uma nova fase, muito mais intensa”, disse Pedro Hernández, um pesquisador no Instituto, à emissora pública de TV RTVE. Nas redes sociais, usuários do Twitter registraram vídeos do rio e de uma explosão ocorrida no final de semana:

https://twitter.com/Primordilian/status/1451042165338038273

Atualmente, os processos de evacuação da ilha de La Palma, onde está localizado o vulcão, evitaram qualquer morte, mas o mesmo não pode ser dito dos mais de dois mil edifícios – a maior parte, residências – nem tampouco os quase 900 hectares de terreno agrícola. Entretanto, esses novos acontecimentos deixaram as autoridades de prontidão para novas evacuações.

publicidade

A erupção teve início em 19 de setembro de 2021, desde então já tendo descido para o mar, formando um delta e criado uma nuvem de cinzas vulcânicas que o vento levou para o noroeste da África. Atualmente, os rios de lava descendo pela encosta da montanha chegam a três quilômetros de largura, e novas aberturas estão permitindo a passagem de mais lava.

Cientistas já catalogaram cerca de 800 terremotos de variadas magnitudes – o maior chegou a 4.9 pontos na escala Richter. E embora os danos não tenham afetado a maior parte da ilha, a queda de parte da cratera e os novos despejos de lava, que seguem a sentido noroeste, ainda têm um destino bem incerto.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!