Nesta quinta-feira (4), a SpaceX anunciou que o lançamento da missão Crew-3 foi adiado. Novamente. Esta já é a terceira vez que isso acontece, em menos de uma semana. O problema agora é o mau tempo, exatamente a mesma razão pela qual a Crew Dragon Endurance não decolou na data original, que seria 31 de outubro.
De acordo com o site Space, a decisão foi feita em comum acordo entre a empresa de Elon Musk e a Nasa, diante das previsões meteorológicas para o fim de semana. A nova data estabelecida é segunda-feira (8), às 21h51 ET (23h51, pelo horário de Brasília) – se nenhum outro imprevisto levar a um quarto adiamento.

Um problema de saúde (não especificado) que acometeu um dos quatro tripulantes, cuja identidade não foi revelada, havia mudado a data de 3 de novembro para a madrugada de sábado para domingo (7).
A missão Crew-3 é comandada pelo norte-americano Tom Marshburn e levará à Estação Espacial Internacional (ISS) outros dois astronautas da Nasa, Raja Chari e Kayla Barron, além do alemão Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA).
Leia mais:
- Nasa e SpaceX já têm data prevista para lançamento da missão Crew-4
- Missão Crew-3 da SpaceX levará mais de 200 experimentos à ISS
- SpaceX não conserta privada, e astronautas da missão Crew-3 usarão fraldas
SpaceX Crew Dragon Endeavour precisa retornar para a Terra
Segundo publicação da Nasa no Twitter, a agência espacial está avaliando, junto com a SpaceX, a possibilidade de retorno da tripulação da missão Crew-2 antes da decolagem da Crew-3.
Ocorre que a Crew-2, que foi lançada em abril, está com “prazo de validade” se esgotando, já que sua espaçonave Crew Dragon Endeavour deve permanecer no espaço por aproximadamente 210 dias, ou 7 meses. No entanto, da mesma forma que as condições climáticas são consideradas para um lançamento, elas também são fator decisivo para uma aterrissagem, motivo pelo qual tudo está sendo criteriosamente analisado.
“Essas são decisões dinâmicas e complexas que mudam dia a dia”, disse Steve Stich, gerente do programa Commercial Crew da Nasa. “O clima em novembro pode ser especialmente desafiador, então nossa meta é seguir em frente com o plano com a maior probabilidade de garantia de missão e segurança”.
No retorno da Crew-2, voltam para a Terra os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur, da Nasa, Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA) e Akihiko Hoshide, da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA).
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!