Com um ano após seu lançamento, será que o PlayStation 5 já poderá rodar jogos e aplicativos piratas? Um grupo de hackers garante que um jailbreak do console pode estar a caminho, o que permitirá mudanças significativas no console.

O grupo FailOverflow, que também quebrou as proteções do PlayStation 3 anos atrás, comunicou nas redes sociais terem encontrado o ‘Root Keys’ do PS5 – ferramentas que os hackers podem usar para descriptografar arquivos. Com essas chaves em mãos, usuários podem tentar fazer a engenharia reversa do software do console, tornando as explorações acessíveis e permitindo que códigos não assinados (e não autorizados pela Sony) sejam executados no sistema.

Os hackers não forneceram informações detalhadas sobre como conseguiram isso, mas eles não foram os únicos. Outro hacker, chamado Andy Nguyen, afirma que conseguiu acessar as configurações de depuração do console – normalmente disponíveis apenas para desenvolvedores. Nguyen, porém, diz que “não tem planos” de distribuir seu método.

É provável que a Sony tome providências para diminuir a vulnerabilidade do PlayStation 5, mas esses hacks colocam o console no caminho para um eventual desbloqueio. Quando o PS3 foi desbloqueado, usuários foram capazes de copiar jogos de seus discos para o disco rígido do console, fazer o downgrade de seu software de sistema e executar emuladores.

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!