A Daimler Trucks, divisão de caminhões da Daimler, firmou acordo com o grupo petroquímico TotalEnergies visando criar um ecossistema que permita a adoção do hidrogênio em larga escala nas estradas da Europa.
Até 2025, a Daimler planeja fornecer caminhões de pré-produção movidos a célula de combustível de hidrogênio para clientes em quatro países do Velho Mundo: França, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. Com isso, a montadora alemã espera alcançar zero emissões de carbono em três regiões — Europa, América do Norte e Japão — até 2039.
A companhia francesa TotalEnergies, por sua vez, se comprometeu a abrir 150 postos de abastecimento de hidrogênio ao longo de um corredor rodoviário que cobre Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, França e Países Baixos.
Esta é a terceira parceria da Daimler Trucks com grupos do setor petroquímico neste ano mirando uma política de zero emissão de carbono; em julho, a empresa alemã fechou com a Shell e, em setembro, com a BP.
“Estamos totalmente comprometidos com o Acordo de Paris e queremos contribuir ativamente para a descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias na União Europeia”, disse Karin Radstrom, membro do conselho administrativo da Daimler Trucks e CEO da Mercedes-Benz Trucks, em comunicado à imprensa.
“Para tornar isso possível, queremos estabelecer um ecossistema pan-europeu de hidrogênio junto com parceiros fortes como a TotalEnergies”, completou.
Caminhões elétricos serão opção em viagens curtas
Embora ofereça vantagens consideráveis para viagens longas de até 1.000 quilômetros, o hidrogênio é insustentável para viagens curtas por conta de seu manuseio complexo e condições de reabastecimento. Por conta disso, a Daimler pretende utilizar veículos elétricos em jornadas de tiro curto, ao invés dos movidos a hidrogênio.
“A maioria das rotas de distribuição não ultrapassa 120 quilômetros. Isso é 100% viável hoje, com a produção de bateria elétrica começando neste ano”, disse Stefan Laudan, diretor de comunicações da Daimler Trucks, em entrevista ao site The Loadstar.
Crédito da imagem principal: Tanase Sorin/Shutterstock
Leia mais:
- Empresa alemã firma acordo com UE para homologar tecnologia de célula de combustível de hidrogênio
- Fábrica de hidrogênio: pesquisadores descobrem mais uma utilidade na colonização de Marte
- Mitsubishi se junta a ZeroAvia para criação de aviões a jato elétricos movidos a hidrogênio
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!