O acesso à internet via banda larga fixa, o serviço com pior avaliação entre os brasileiros, alcançou um crescimento anual de 11,2%, segundo um levantamento recente realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Os dados, que consideram o espaço entre setembro de 2020 e setembro de 2021, revelam um salto de 35,6 milhões para 39,6 milhões de acessos.
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Nesse período, o grande destaque foi a conexão através de fibra ótica, nicho já responde por 59,2% do mercado de banda larga fixa — em setembro de 2020 essa fatia era de 43,3%.
Em contrapartida, tecnologias mais antigas como o padrão DSL, entregue ao consumidor através de par metálico, segue perdendo espaço, com presença de apenas 12,2%. Rádio e internet via satélite, ocupam 4,5% e 0,9% desse mercado, respectivamente. A internet via cabo coaxial ficou no meio do caminho, com uma presença de 23,3%.
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Dentre as provedoras, a Claro segue como a campeã em banda larga fixa, sendo responsável por 24,6% dos acessos até setembro deste ano. A Vivo ficou com a segunda colocação com 16%, seguida pela Oi com 13,3%. Dentre as gigantes das telecomunicações, a Tim ficou com somente 1,7% dos acessos no segmento.
Por fim, falando especificamente em fibra, a Vivo segue com 18%, a maior fatia do setor. Em segundo está a Oi, com 14,3%, e em terceiro lugar a Brisanet, com 3,4%.
A conexão via rádio agora é dominada pela Sky, que conquistou 9,2% desse mercado. Já a internet via satélite, por sua vez, é majoritariamente da Hughes, que responde por mais de 70% dos acessos por essa tecnologia no país (72,7%).
Via: Telesíntese
Imagem prinicpal: asharkyu/Shutterstock
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