Sucessor do SUV e-tron, Audi Q8 chegará ao mercado em 2026

Futuro SUV topo-de-linha da Audi, o Q8 e-tron será produzido em Forest, na Bélgica, a mesma fábrica onde é produzido seu antecessor
Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton 26/11/2021 17h40
Audi e-tron S Sportback
Mike Mareen/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Audi já tem um sucessor para o SUV e-tron (tudo em minúsculas mesmo), lançado em 2018. Intitulado Audi Q8 e-tron, o novo modelo foi confirmado pelo CEO da montadora alemã, Markus Duesmann, e será produzido a partir de 2026 na fábrica de Forest, na Bélgica — a mesma planta do irmão mais velho.

“O futuro será elétrico”, enfatizou o executivo, durante visita à mesma fábrica, no início deste mês. “Nossa planta em Forest é neutra em dióxido de carbono. E quando entregamos um novo veículo, fazemos isso com emissões zero em mente. Com base nessa experiência, o sucessor elétrico do atual e-tron será o Audi Q8 e-tron. Esta opção é baseada no nosso sucesso atual.”

De acordo com informações do site belga RTL, é possível que o novo Q8 e-tron seja levemente mais comprido do que o antecessor. Além disso, ao contrário do e-tron original, desenvolvido sobre uma plataforma para carros a gasolina, o próximo SUV será construído sob uma base dedicada a veículos elétricos. Há rumores de que a plataforma seja a PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em parceria com a Porsche e atualmente a arquitetura para o sedã A6 e-tron — que deve chegar às ruas entre 2022 e 2023 — e o SUV compacto Porsche Macan.

Conceito do Audi A6 e-tron
Novo SUV da Audi terá a mesma plataforma do sedã A6 e-tron (na foto) (Jack Skeens/Shutterstock)

Modelo e-tron receberá atualização final em 2023

Na fábrica de Forest — localizada nos arredores da capital belga Bruxelas —, 3 mil trabalhadores da Audi produzem dois veículos elétricos: o e-tron padrão e o e-tron S Sportback (detalhe na foto principal). Ao todo, foram feitas 115 mil unidades de ambos os modelos: o primeiro, desde 2018, e o segundo, desde 2020. A última atualização do e-tron será revelada em 2022 e passará a ser produzida a partir de 2023.

O Audi Q8 e-tron será um dos 20 modelos movidos a bateria que a montadora alemã colocará no mercado até 2026. O novo SUV deve ser revelado em 2025.

Via InsideEV

Crédito para imagem principal: Mike Mareen/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital