Autoridades da África do Sul emitiram um alerta de que a variante Ômicron da Covid-19 está causando um aumento expressivo e preocupante do número de casos no país. Segundo a médica do do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD), Michelle Groome, o número de infecções subiu mais de dez vezes em uma semana, partindo de 300 por dia para 3.500.

Na última quarta-feira (1), a África do Sul registrou 8.561 casos, sete dias antes, a contagem diária era de 1.275 casos. Segundo Groome, um aumento dessa magnitude é “preocupante”. De acordo com o NICD, 74% dos vírus sequenciados na África do Sul em novembro eram da variante Ômicron.

publicidade

Leia mais:

A primeira amostra da nova variante foi sequenciada na África do Sul em uma amostra coletada no último dia 8 de novembro em Gauteng, a província mais populosa do país.

Estudos ao redor do mundo

Mulheres negras analisando amostras
Variante Ômicron foi sequenciada pela primeira vez no último dia 8 de novembro na África do Sul. Crédito: Maliutina Anna/Shutterstock

No momento, especialistas de todos os cantos do mundo estão estudando aspectos importantes da Ômicron, como a transmissibilidade e o nível de proteção oferecido pelas vacinas. De acordo com o NICD, os primeiros dados epidemiológicos mostram que a cepa escapou em alguma medida das vacinas, porém, a imunização ainda protege bastante contra hospitalizações e mortes.

De acordo com o CEO da BioNTech, Uğur Şahin, a vacina desenvolvida pela empresa alemã em parceria com a Pfizer oferece uma forte proteção contra formas graves da variante Ômicron.

Ômicron no Brasil

No momento, a nova cepa já foi detectada em mais de 20 países, incluindo o Brasil. Os dois primeiros casos foram confirmados na última terça-feira (30). Os pacientes são um casal de missionários que vieram da África do Sul.

Nesta quarta-feira (1), foi confirmado um terceiro caso, trata-se de um homem de 29 anos que havia voltado de viagem da Etiópia no último sábado (27).

Via: O Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!