Pela primeira vez em 10 meses, a SpaceX “verticalizou” dois protótipos da nave orbital Starship – referidos como “S21” e “S22” – simultaneamente. Essa é possivelmente a primeira grande manobra da empresa de Elon Musk em relação à nave, haja vista que, nos últimos meses, a companhia estava mais focada no desenvolvimento do propulsor Super Heavy – o foguete que vai tirar a Starship do chão quando esta fizer seu voo inaugural.

Ambos os protótipos estão em graus relativamente moderados de complexidade, com o S21 já contando com a seção do tanque de combustível finalizada, enquanto a mesma seção no S22 tem ainda algumas soldas e conexões a serem terminadas. Além disso, o “nariz” do primeiro protótipo já está completo, enquanto o da S22 se encontra com duas partes (são quatro no total) montadas.

publicidade

Leia também

imagem

publicidade

Apesar do foco recente no desenvolvimento do Super Heavy, é importante lembrar que a SpaceX nunca parou a montagem de “partes” da Starship, então é bem possível que, para alguns, não exista nenhuma surpresa em ver dois protótipos da nave orbital posicionados lado a lado. Afinal, a empresa deu a entender que é muito mais uma questão “montar” o que já se tem fabricado.

Lembrando que a SpaceX posicionou os dois protótipos na estrutura conhecida como “Mid Bay” – pense nelas como estruturas de médio porte onde o desenvolvimento de protótipos é conduzido pela empresa até que eles se tornem grandes demais para serem comportados ali. A partir de então, eles são movidos para a “High Bay”, onde a montagem adquire mais robustez e, costumeiramente, é onde maquinários do tipo são completados.

publicidade

No presente caso, é pouco provável que a S21 e a S22 sejam movidas das mid bays para as high bays ao mesmo tempo – elas estão, afinal, em momentos diferentes do desenvolvimento. Entretanto, especialistas especulam que ambos os protótipos devem avançar à fase mais completa de montagem até janeiro de 2022.

Paralelamente, a SpaceX já vem começando os trabalhos do protótipo S23 da Starship, bem como os propulsores Super Heavy B6 e B7, com a montagem talvez começando no primeiro trimestre do ano que vem.

publicidade

Até lá, a parte mais avançada do projeto é, ainda, a Starship S20, em fase mais completa, passando por testes e avaliações técnicas junto às autoridades de aviação dos EUA e, se tudo der certo, com vista de executar seu voo orbital de teste em janeiro de 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!