De acordo com o Banco Central (BC), o meio de pagamento eletrônico PIX — que completou um ano de operação no dia 16 de novembro — bateu um novo recorde de transações diárias. 

A nova máxima foi atingida na última sexta-feira (10), dia em que a ferramenta registrou nada menos que 50,3 milhões de operações (o recorde anterior era 50 milhões, número registrado pelo BC no dia 5 de dezembro).

publicidade
PIX bate novo recorde de 50,3 milhões de transações diárias
Tendência é que o PIX continue batendo novos recordes. Imagem: Brenda Rocha – Blossom/iStock

A plataforma já caiu no gosto popular tanto como meio de transferência de dinheiro, o que responde pela maioria das operações via PIX (73%), como ferramenta de compra e venda, que representa os 17% restantes.

Precisa de dinheiro em espécie? Entenda como funcionam o Pix Saque e Pix Troco

Vale ressaltar que o PIX também segue crescendo em número de transações mensais. Para traçar um parâmetro, ao longo do mês de outubro, foram 1,2 bilhão de transações, enquanto setembro ficou ligeiramente abaixo, com 1 bilhão de operações.

Veja também

Desde o seu lançamento, o PIX também impulsionou a inclusão no meio financeiro. Segundo os dados do BC, uma fatia de 45,6 milhões de brasileiros que não concretizaram nenhuma transação eletrônica no último ano, passaram a usar o sistema de pagamentos instantâneos.

PIX nas eleições? TSE autorizou o uso do sistema para gastos de campanha em 2022

O sucesso da adoção do PIX no país é tamanho que chamou a atenção até do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aprovou a utilização da ferramenta para o pagamento de despesas de campanha nas próximas eleições de 2022.

No entanto, o órgão fez uma série de exigências. Uma deles é: a chave de identificação de cada candidato deverá ser obrigatoriamente o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Veja mais sobre o caso clicando aqui.

Créditos da imagem principal: Alison Nunes Calazans/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!