Há 25 anos, teve início a construção do Telescópio Espacial James Webb, um esforço colaborativo entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense. Prestes a ser lançado no próximo sábado (25), o imponente observatório dotado de quatro instrumentos científicos tem muitas histórias ao longo de seu desenvolvimento. Uma delas envolve a “Outta Scope”: uma banda formada por músicos da Nasa que se conheceram trabalhando na equipe do telescópio.
De acordo com o site Space, trabalhando na missão por tanto tempo, eles descobriram que compartilham mais do que o amor pela ciência: dividem também o amor pela música, o que resultou na formação da banda.
“Banda espacial” é liderada por engenheiro sênior da Nasa
Liderada por Lee Feinberg, um tecladista que “por acaso” também é gerente de Elementos do Telescópio Óptico de Webb, no Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa, a banda existe há cerca de 20 anos, quase a mesma idade do telescópio espacial.
Feinberg é um engenheiro sênior que, além de trabalhar no Webb, também fez parte da equipe do Hubble nos últimos 20 anos. Ele também trabalha em projetos de outros telescópios espaciais futuros, incluindo o Telescópio Espacial Romano e a Antena Espacial de Interferômetro a Laser (LISA).
No entanto, fora de suas funções na Nasa, Feinberg é um músico experiente. Além de dominar o teclado na “Outta Scope” desde que a banda se formou, ele também toca em uma banda de blues chamada “The Allman Others” (que faz covers dos Allman Brothers) e em uma banda de funk e bluegrass chamada HoneyFunk.
Um dos outros membros principais da “Outta Scope” é o guitarrista e trompetista John McCloskey, engenheiro-chefe de ruído elétrico no Centro de Voo Espacial Goddard que também já trabalhou na missão Webb.
Leia mais:
- James Webb: saiba tudo sobre o telescópio que é a missão mais cara na história da Nasa
- Telescópio Espacial James Webb é abastecido para lançamento
- Nasa diz que telescópio James Webb tem mais de 300 pontos de falha
“Tem sido interessante tentar tecer isso trabalhando em um telescópio como esse”, disse Feinberg sobre ser músico e engenheiro da Nasa simultaneamente. “Eu o mantive durante todo o trabalho na NASA”, acrescentou ele sobre sua música. “E tenho ficado cada vez melhor”.
Além de ser composta por membros da equipe Webb e da Nasa, a banda também teve algumas apresentações transmitidas no espaço e costumava tocar em algumas das festas da equipe Webb, antes da pandemia de Covid-19, segundo Feinberg.
Nasa divulga coletânea de obras de arte inspiradas no telescópio James Webb
Para ele, não é coincidência o fato de haver muitos músicos trabalhando na Nasa. “Eu acho que há muita semelhança entre o processo criativo que você faz quando toca música e o processo criativo da engenharia, especialmente na fase inicial da engenharia e na fase de resolução de problemas”, disse Feinberg. “A música tem um lado matemático”.
Embora a ciência e a música tenham essa conexão especial, Feinberg destaca que Webb inspirou vários diferentes tipos de arte. Com seu espelho de ouro hexagonal visualmente impressionante, o telescópio espacial inspirou inúmeras peças de arte, que a Nasa reuniu em uma coletânea no Flickr.
“As pessoas foram capazes de criar todas essas incríveis peças de arte”, disse Feinberg. “Portanto, há algumas sobreposições realmente interessantes. E acho que até mesmo algumas das perguntas científicas que Webb fará, você sabe, sobre como o universo chegou aqui? Para onde ele está indo? Existe vida? Essas são todas as coisas que inspiram os artistas, também”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!