A britânica Rolls-Royce, especializada em aviação civil e militar, está anunciando uma parceria com a easyJet, uma conterrânea companhia aérea de baixo custo, para desenvolverem juntas sistemas de propulsão elétrica a hidrogênio. No centro dos trabalhos, um programa de pesquisas que vai além do Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

O estudo de dois anos terá início já em janeiro de 2022 e terá como foco analisar várias tecnologias de baixo carbono e zero emissões e como elas podem ser melhor aplicadas a aeronaves comerciais. Serão observados todos os elementos envolvidos no ecossistema de operação, desde a produção total até o transporte, armazenamento e manuseio.

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Como objetivo, acelerar o desenvolvimento de sistemas elétricos e de energia baseados em hidrogênio. Tanto Rolls-Royce, quanto easyJet, pretendem envolver uma ampla gama de conhecimentos, incluindo fornecedores de energia, aeroportos e reguladores de segurança da aviação.

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Além do SAF

O SAF é atualmente considerado a maneira mais rápida de cortar drasticamente os níveis de emissão de CO2. Não tendo como origem o petróleo ou o gás fóssil, o combustível sustentável é resultado do refinamento de substâncias orgânicas ou resíduos. Para a companhia aérea, a eletricidade e as células de combustível de hidrogênio podem mudar os voos de curta distância em um futuro próximo.

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David Morgan, diretor de operações de voo da easyJet, disse que as tecnologias disruptivas, como a propulsão elétrica e a hidrogênio, mostram grande potencial para companhias aéreas de curta distância, como a própria easyJet. Já Jason Ash, chefe de desenvolvimento de produto da Rolls-Royce, diz saber que o SAF ​​já fornece uma solução drop-in, sendo responsável pelo impacto mais poderoso na descarbonização da aviação. “Mas também queremos entender melhor outras formas de propulsão, energia e potência e seus benefícios potenciais juntamente com os desafios na operação”, afirma.

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