Cada um curte o clima de Natal da maneira que achar melhor, não é mesmo? Enquanto uns preferem ficar sozinhos em casa, alguns se reúnem com familiares e amigos para a ceia e outros viajam. Há quem decore toda a casa com enfeites e luzinhas, há quem passe o dia todo no fogão preparando as comidas típicas para a festa. E há quem lance uma árvore de Natal a cem metros de altitude com a ajuda de um motor de foguete.

Árvore de Natal sendo lançada com um motor de foguete. Imagem: BPS Space

Estranho? Inusitado, para dizer o mínimo. Um grupo de engenheiros, muitos dos quais trabalham na indústria aeroespacial, amarrou uma árvore de 2,10 metros e 18 kg a uma estrutura de quatro asas, e um pequeno motor de foguete de combustível sólido permitiu que ela decolasse no céu sobre o deserto de Mojave, na Califórnia.

publicidade

Uma visão realmente linda de se ver – e uma despedida adequada para um 2021 carregado de ansiedade. Fundador e administrador do BPS Space, uma startup norte-americana voltada para o desenvolvimento de componentes de modelos de foguetes, Joe Barnard conta que a “estripulia” tem um propósito filantrópico.

Leia mais:

Itens que compõem a árvore de Natal foguete serão leiloados

“Vamos leiloar os enfeites voados nesta árvore (além de pôsteres e emblemas da missão) em uma transmissão ao vivo em janeiro de 2022. Todos os lucros do leilão serão doados à AFSP [sigla em inglês para Fundação Americana de Prevenção do Suicídio]”, disse Barnard.

No vídeo abaixo, podemos assistir desde a preparação para que a árvore de Natal movida a foguete pudesse ser disparada ao céu até o lançamento – uma metáfora apropriada, talvez, para muitos que gostariam de fazer o mesmo e evitar encontros indesejáveis nas datas comemorativas de fim de ano.

Diante de alguns imprevistos, o feito só foi bem-sucedido na quarta tentativa. “Às vezes, as coisas  não funcionam na primeira tentativa e às vezes não funcionam na segunda tentativa e às vezes não funcionam na terceira tentativa”, disse Barnard.

Equipe comemorando o lançamento bem-sucedido da árvore de Natal foguete. Imagem: BPS Space

Então, depois de muita persistência, a árvore toda cheia de LEDs decolou, fazendo voar os falsos embrulhos de presentes presos à sua base. No vídeo, é possível ver o momento da decolagem sob diversos ângulos.

Ao final, Barnard agradece ao patrocinador que financiou o projeto e deseja boas festas aos espectadores. “Um feliz Natal, que vocês comam tudo o que puderem para comemorar. Que seu céu esteja azul e seus ventos sejam favoráveis”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!